As Nossas Duas Princesas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Ultimo dia na creche

Amanhã vai ser o último dia da M. na creche após 6 anos.6!!! Meu Deus como o tempo passa!

Foi ali que ela cresceu, fez amigos, brincou muito e aprendeu tambem. A creche era uma 2ª familia. Todos sempre foram muito carinhosos e atenciosos – desde o/a educador/a até á cozinheira. A M. conhece-os a todos e gosta de todos eles. Nunca me fez birra para ir para a escola. Na verdade sempre gostou de ir, mesmo após um periodo mais longo de férias. Para mim, era um descanso pois se ela adorava ir para lá era porque era bem tratada. Sinto, por tudo isso uma certa nostalgia e tristeza.

Por outro lado, tambem estou expectante e entusiamada com esta nova fase. É um novo mundo que se abre para ela e com tanto para descobrir!

Quanto á M., ainda não consegue expressar o que sente. Percebo que está um pouco triste por ir deixar a creche, a educadora e as auxiliares que ela tanto gosta e, claro, as suas amigas. Por outro lado, ela está muito entusiamada e feliz com esta nova etapa. Está tambem receosa e ansiosa (de vez em quando diz que lhe doi a barriga – devem ser os nervos). Afinal não conhece ninguem e não conhece a escola. É tudo novo!

Até a T. está a ser afectada por esta mudança, porque vai ficar sem a mana na creche. Pela 1ª vez irá para a escola sozinha e terá de enfrentar as situações sozinha. De vez em quando diz, a fazer beicinho, “Eu queia ficar ao pé da mana!”. Apesar de estarem em salas diferentes, as educadoras deixavam-nas muitas vezes ficar na mesma sala. Além disso, quando as amigas da T. se zangavam e não queriam brincar, ela ia fazer queixinhas á mana, que ia lá ralhar com elas lol, e ia brincar com a M. e as amigas dela. Por isso, para ela tambem começa uma nova etapa, o ter que se desembaraçar sozinha! E a perpectiva dessa mudança está a reflectir-se no sono – as noites são mais agitadas, quer dormir na minha cama e quer dormir agarrada a mim. Ela nunca foi assim, sempre preferiu a cama dela e nunca quis muito aconchego – para terem ideia, nunca, nem mesmo em bebé, consegui que ela dormisse ao colo, sempre preferiu dormir na cama dela. Acho que é necessidade de segurança.

Uma nova aventura começa! Faz parte do crescer não é?

4 comentários:

  1. Tem que ser, eles crescem...
    ficou lindo o cabelo dela :)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. Estas alturas de mudanças são sempre um turbilhão de sentimentos.
    Mas vai correr tudo bem e esta nova fase vai acontecer da melhor maneira para todos!
    Estou a torcer.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Uma nova fase!!!
    :)
    Mas coração de mãe fica sempre apertadinho com estas mudanças, não é?
    O D vai para uma escola diferente, já a conhece, vai ter lá os seus amiguinhos, já conhece alguns professores mas mesmo assim não deixo de me sentir ansiosa com esta nova etapa dele...
    C'est la vie de mère!!!
    Beijoquinhas!

    ResponderEliminar
  4. Ah! E vai tudo correr bem! Pensamento sempre positivo!
    :)

    ResponderEliminar