As Nossas Duas Princesas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Desenvolvimentos

Em 1º lugar, quero vos agradecer o carinho e preocupação. É bom saber que vocês estão aí e que posso contar convosco para desabafar e falar das minhas preocupações e ansiedades. Muito obrigada a todas do fundo do coração.

Agora a T.

A T. está bem, ainda não lhe cairam os dentes (graças a Deus!), tem ainda alguma sensibilidade ao morder, mas que tem vindo a diminuir (ontem já conseguiu comer uma banana á dentada, yes!!!). Está gradualmente a começar com os alimentos mais macios, como o pão de forma sem côdea, que já come desde Domingo.

A gengiva já não está inchada. Os dentes é que me parecem que ficaram ligeiramente tortos, ou então é porque a gengiva ainda está um pouco fragilizada. Ainda não percebi bem, até pode ser impressão minha. Não sei se os dentes abanam ou não, porque confesso que ainda não tive coragem de lhes mexer com medo de fazer asneira.

Apesar da pediatra me dizer que tudo estava bem e não havia necessidade de um rx, eu continuei com as “minhoquitas” na cabeça, e ontem liguei à minha dentista. Tal como eu esperava, ela acha que será melhor fazer o rx para ver qual a extensão dos danos e se afectou os dentes definitivos. E eu para ficar mais descansada vou lá com a T. para o fazer. Até porque pode ser necessário intervir de alguma forma para proteger os dentes definitivos. Vou é esperar mais algumas semanas até passar-lhe toda a sensibilidade nos dentes.

Em relação aos dentes de leite, ela disse-me que se ainda não cairam, pelo menos para já, não vão cair. No entanto, podem cair mais cedo do que seria normal, mas só com o rx é que ela pode ter uma noção. Os dentes vão é escurecer, uma vez que deverão estar mortos.

Do mal o menos, prefiro que os dentes fiquem acizentados a cairem, é que ela é muito espanhola a falar e só agora é que está desenvolver a linguagem de uma forma mais perceptivel. Se lhe caem os dentes vai-lhe atrapalhar ainda mais a fala e vai regredir. Alem disso, teria que reaprender a comer.

A unica coisa positiva disto tudo é que a T. largou a chucha. Nos primeiros dias não a conseguia pôr na boca porque lhe fazia doer e depois eu guardei-a, pois tinha receio que o chuchar lhe fizesse mal aos dentes. Neste momento já não a pede.

Bjos grandes a todas e obrigada por estarem aí

7 comentários:

  1. Amiga,
    Vais ver que tudo não passará apenas de um grande susto.
    Estou a torcer pela tua menina!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Fazes muito bem em ir ao dentista para avaliar melhor a situação, eu faría o mesmo!
    Não é uma questão de não confiar no pediatra, mas sim de descansar o coração de mãe...
    Espero que tudo volte á normalidade quanto antes.

    Beijinhos amiga e muitos beijinhos especiais para a princesa T.

    ResponderEliminar
  3. Com calma tudo se "endireita" :)
    E o sorriso bonito da princesa e da mãe voltam em força
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. espero que tudo corra bem.

    mas se por acaso cairem não te preocupes pois os teus receios podem não se concretizarem, por aqui ( como jà te disse) tenho a mais nova sem 4 dentes da frente do maxilar superior e em nada influênciaram na alimentação, e olha que ela como de tudo (tudo mesm) agora fala sim, fala tudo mas "siosa" à sopinha de massa.

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    o Rx vai ajudar a esclarecer as dúvidas.
    Desejo que tudo corra pelo melhor com a tua menina, amiga.

    Ficamos tão aflitas quando os sentimos assim ...

    Beijinhos
    Bom FDS

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    A ferulização serve para conter movimentos dentários, um dos tipos é aquele que a maioria das pessoas que realizaram ortodontia utilizam, para evitar movimentos adicionais indesejados dos dentes, outro tipo são as férulas utilizadas após traumatismo dentário. Neste último caso há várias sub-tipos, de acordo com o caso, mas na maioria das vezes utilizam-se na dentição definitiva, durante duas semanas e consistem num arame ortodôntico colado aos dentes por uma pequenina quantidade de compósito (o que normalmente se chama massa).
    A férula e todos os outros cuidados adicionais permitem fixar os dentes no local pretendido até haver uma cura do local.
    Pelo que me disse suponho que os dentes da sua princesa estejam numa posição como se tivessem levado uma pancadinha pelo lado de dentro, ficando assim mais para cima, mas não mais para dentro da gengiva. Realmente a prioridade neste momento é verificar se não há lesão dos gérmens dos dentes definitivos e manter as peças dentárias que foram lesadas pois são bastante importantes para o desenvolvimento da fala, alimentação e tudo o que lhes está associado.
    Não sei ao certo o que a sua médica dentista lhe disse mas em caso de traumatismo quanto mais cedo se intervir melhor, pode ser necessário reposicionar os dentes (por exemplo, no caso de estarem a lesar os definitivos) e isso deve ser feito o mais rápido possível pois deixando passar muito tempo os dentes podem sarar na nova posição e é muito difícil tratar nessa altura, além das consequências que podem advir da lesão do gérmen do dente definitivo.

    O post já vai longo, qualquer coisa pergunte ou pode até enviar-me um e-mail para o endereço que tenho no blog. :)
    As melhoras da princesa!
    Beijinhos **

    ResponderEliminar
  7. Continuação de rápidas melhoras!! Beijinhos

    ResponderEliminar