As Nossas Duas Princesas

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Livros e leituras

Fico muito feliz por constatar que a M. adora ler. Não sei se tive efectivamente alguma influência neste gosto, mas gosto de pensar que sim. Desde bebés que lhes leio histórias. Para mim, o gosto pela leitura é muito importante, pois penso que ajuda na escola, no estudo, na aprendizagem da escrita, abre horizontes e ajuda a imaginação. Na verdade o livro, seja de histórias, de exercicios ou de pintar, é o único “brinquedo” que compro sempre que pedem, o que diga-se a bom da verdade, é uma constante :)

A T. apesar de ainda não saber ler tambem gosta muito que lhe conte histórias, de folhear os livros e de “ler”, contando a história num misto do que se lembra de ouvir, pelo que vê nas imagens e muita imaginação á mistura :)

Mas, a certeza de que iriam gostar efectivamente de ler só a teria (terei no caso da T.) quando já soubessem ler. E esse gosto eu vejo-o na M.. Todos os dias á noite antes de se deitar quer ler o seu livro, que já é um livro sem imagens! Neste momento está a ler o 1º da coleção “As Cinco Quinas”. 



O combinado é ela ler em voz alta 2 páginas, pois há sempre palavras novas e algumas que ainda tem dificuldade e por isso é uma forma de treinar e assimilar. Não peço mais, nem peço que seja todos os dias. Na verdade às vezes até nem a deixo ler porque já passou da hora de deitar por algum motivo e sei que está cansada e que no dia seguinte tem de se levantar cedo. Mas, ela fica sempre aborrecida por isso – sou uma desmancha prazeres lol.

Mas, é um gosto ver que é ela que não se esquece e que é ela que o quer fazer porque gosta. Assim que se deita já leva o livro na mão e muitas vezes pergunta se pode ler mais 2 pags porque está curiosa para saber o que vem a seguir. :)

"Os livros servem, num primeiro momento, para que o bebê tenha acesso a estímulos variados; adiante, vão servir para que escute o adulto contar-lhe histórias, que por mais simples que sejam, lhe ajudarão a começar a relacionar as figuras com seus nomes, ampliando seu vocabulário. Mais adiante um pouco, a criança aprende a conhecer a existência das letras. Aos poucos, ela vai se dando conta que estas se juntam formando as palavras que o adulto lê, o que já é um início do processo de alfabetização. Já alfabetizadas, o livro é fonte inesgotável de conhecimento e fantasia para a criança.

Os livros têm a função fundamental de formar o imaginário da criança, dar-lhe a oportunidade de "viajar", abre lacunas que são preenchidas por cada uma a seu jeito. Além disso, são objetos de formação para elas! Elas experenciam através do que lêem, aprendem, se formam e se transformam, podendo assim modificar o mundo também. São companheiros que a criança pode levar a qualquer lugar, indispensáveis e insubstituíveis."

Fonte: http://www.criancaemfoco.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=205:a-funcao-da-leitura-na-primeira-infancia&catid=24:artigos&Itemid=90

1 comentário:

  1. Por aqui estou parva com o que disse a professora da v, diz que ela tem que ler mais, os livros atuais, aqueles que estão mais na moda tipo os de fantasia ou fantásticos prejudicam' há que ler sim mas os clássicos, o pior é que a v gosta de ler mas os clássicos não é com ela.

    ResponderEliminar