As Nossas Duas Princesas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

E isto também não ajuda

Ontem a M. trouxe a avalição dos testes e teve Bom a Matemática e a Estudo do Meio, MAS teve Suficiente a Lingua Portuguesa. Suficiente!? É pá fiquei surpresa e decepcionada, não só por ser suficiente, mas tambem por ser a lingua portuguesa que é onde aparentemente ela se safa bem (ou não, pelos vistos). Ela lê relativamente bem (a prof tem enviado avaliações frequentes de leitura e são sempre excelentes), tem feito ditados quase sem erros e quando os tpc´s são de lingua portuguesa ela fá-los, de uma forma geral, bem. E agora teve Suficiente?! Como?! Se fosse a Matemética onde volta e meia anda a "patinar" eu até percebia, mas a Lingua Portuguesa?! Ainda estou a degerir...

E depois retorna a velha questão da minha falta de tempo para as acompanhar. Do chegar a casa tarde e que por mais voltas que dê não as consigo deitar a horas decentes (com sorte às 22h estão deitadas). E depois se se levantassem às 8h, mas não! Às 6h da manhã estão a pé. E claro que estão cansadas, com olheiras até aos pés, irritadiças, sem paciência e com falta de atenção ao que estão a fazer.

E eu olho para aquela nota e penso que tenho de a incentivar mais, que tenho de lhe dar mais apoio, que tenho de a ajudar a estudar mais, de fazer mais exercicios, de praticar. Mas, QUANDO? DE QUE FORMA? Ela só estuda comigo. O pai não tem muita paciência, os avós muita coisa já não percebem e dão respostas erradas e ela não confia neles. Durante a semana eu chego a casa tarde e a miuda já está KO - Os TPC´s já sabe Deus! Os fins de semana passam a correr, entre o conservatório, piscina, trabalhos de casa, um passeio ou outro e brincar que tambem lhe faz falta.  ONDE é que eu encaixo mais horas de estudo?

Ando a ficar desesperada. Agora é que elas precisam de mim e eu não consigo dar todo o apoio necessário e isso pesa-me na consciência como uma tonelada. Sinto que estou a falhar-lhes. O que é que faço?

3 comentários:

  1. Essa foi uma das minhas decisões que pesou mais, não estava tempo nenhum com o João, para me vir embora e começar a trabalhar por conta própria. Poupei em passe, comida, é certo que não temos tanto dinheiro, já que principal rendimento é o do pai, o meu é mais ocasional. Mas vi passados um mês de ter saído, um João mais calmo, uma casa mais organizada, uma mãe com mais paciência, tempo... Mas isso foi a minha escolha...

    Bjocas e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Primeiro que tudo calma, tenho para mim que tb andamos a ser avaliadas, a escola exige tanto dos pais e educadores como dos alunos,e não pode ser, digo-te que o pior está para vir, deixa-as ir para o 2º ou 3º ciclo vais ver que ai sim começa a escola, o que ficou para trás foi uma brincadeira.

    A lingua portuguesa com esta história do acordo só veio complicar, e mat tb, mas a português sinto que estão mais exigentes, a minha mais velha, agora no 8º ano e com a mesma profe do 7º ano a onde teve sempre positivas e sempre como nota final de 3,diz ( a profe) agora que ela não sabe ler nem escrever, já fez um teste e imagina, só houve 2 positivas uma delas da aluna sobredotada e que tira notas entre os 90/100 tirou 74, as netagivas eram na casa dos 30% ( a V teve 32%), olho para o teste e não entendo nada, a explicadora tb não, dias depois a profe recolhe os testes e faz nova avaliação, a V só sobe 2 valores, os colegas ficam entre os 38 e os 40 e tal e só mais uma positiva.

    No caso da tua menina, ela não tem apoio ao estudo na escola? este apoio nada tem a ver com dificuldades que os alunos tenham, é uma das atividades extracurriculares, a minha mais nova não vai mas a profe diz que é importante os alunos irem pq ela consegue dar um acompanhamento diferente do da aula.

    Vais ver que vai tudo correr bem, e não te sintas culpada, até digo mais se calhar estás assim a conseguir dar mais responsabilidade e organização ás tuas meninas, olha que as minhas, bom mais a mais velha, estão sempre dependentes de mim, sempre a achar que estou disponivel.

    ResponderEliminar
  3. Quase me esquecia.....por aqui sou apologista do deitar tarde e tarde erguer, tenho tido a sorte de elas ficarem sempre em horários da tarde, agora imagina a mais nova neste ano e mesmo ficando na mesma escola, mesma turma e mesma profe alteraram o horário e passou a entrar ás 8h, já estamos mais organizadas mas nunca a consigo deitar antes das 22.30 e levanto-a ás 7.30h ensonada lá se veste, toma o peq almoço no carro e lá vamos a grande velocidade 7km até á escola, diz que qd entra se sente ensonada mas depois desperta e anda bem.

    Como vez não és a única. :D

    ResponderEliminar