As Nossas Duas Princesas

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Relação de irmãos

Eu e o N. não temos irmãos, mas ambos gostavamos de ter tido. No entanto, por presenciar certas situações, sempre disse que para ter um irmão, mas não me dar bem com ele, prefiro ser filha unica. Fico realmente triste quando vejo irmãos que se ignoram, que demostram que o facto de aquela pessoa ser sua (seu) irmã(o) é apenas um pormenor.

Por achar que uma optima relação entre irmãos começa nas atitudes dos pais ao não discriminar um(a) em detrimento do(a) outro(a) - (ou porque o(a) mais velho(a)agora tem ciumes, ou porque o(a) mais novo(a) ainda é muito pequenino(a)) - sempre tentei dar atenção ás duas por igual. Ok, exactamente igual é impossivel, mas tento, ao máximo, não fazer diferença entre elas. Se brinco com uma, brinco com a outra, se dou um beijo a uma, dou tambem sempre á outra. Sempre dei colo ás duas e muitas vezes, ao mesmo tempo.

Mas, isto ás vezes não é fácil, porque nos obriga a estar com uma atenção redobrada, o que ao fim de um dia de trabalho e de tratar das várias tarefas domésticas é complicado, pois sentimo-nos cansados e com pouca paciência. Mas, eles estão atentos a todos os nosso gestos e atitudes, mesmo que não pareça. Falo por mim, que tive essa experiência algumas vezes, uma delas aconteceu a T ainda não tinha 1 ano: A T. estava no carrinho e a M. estava no sofá, ambas a ver TV na sala. Eu fui à sala fazer qualquer coisa e fui apenas até ao pé da T. e sem pensar dei-lhe um beijo e voltei costas. Mas de imediato pensei:” a M. provavelmente viu (apesar de não parecer) e vai ficar triste se não lhe der um tambem”. E por isso voltei para trás e fui dar um beijo à M. E sabem o que aconteceu? Ela sorriu! Ah, pois é, não parecia, mas ela esteve muito atenta aos meus gestos.

Apesar de achar que as minhas filhotas se dão super bem, ás vezes penso se será assim, pois quando estamos “dentro” não vemos as coisas como quem está de “Fora”. No entanto, á dias ao mostrar as fotos do aniversário da T. no trabalho, uma colega, que não as conhece pessoalmente, comentou: “as tuas meninas dão-se muito bem, não dão? Nota-se pelas fotos.” Ganhei o dia com esta frase. Pois se se percebe esta cumplicidade em umas meras fotos é porque existe, certo?

O meu desejo é que se deêm bem, que construam uma cumplicidade, uma amizade, uma união inabalável. É claro que há e haverá zangas, ciúmes, birrinhas e amuos. Faz parte. Mas espero que, aconteça o que acontecer, sempre que uma precisar, a outra esteja lá. Que este Amor, Carinho e Amizade cresça e se fortaleça para toda a vida.

Só o fututo o dirá, mas parece que estou no bom caminho :)

3 comentários:

  1. É muito bom ter manos...acredita!

    ResponderEliminar
  2. Tenho 4 irmãs e 2 irmãos, não me vejo sem eles, claro que por vezes há desentendimentos, mas é neles que confiamos.
    Também tento não fazer descriminações entre os meus filhos, e noto principalmente que o mais velhinho fica sentido se não faço a ele como faço ao irmão. Também são muito amigos, claro que por vezes há disputas, mas são amigos.
    Beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  3. Já tive mais esse receio e esse cuidado de ver se dava tanta atenção a uma como à outra mas, às vezes, ainda me stressava mais. O que interessa é que ela se sintam sempre seguras de que as amamos e tento fazer com que a Camila entenda que a irmã precisa mais do meu tempo porque ainda não sabe fazer as coisas sozinha, como ela, que já é uma grande! :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar