As Nossas Duas Princesas

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Hipermetropia

"A hipermetropia é uma doença dos olhos, devido a estes serem mais pequenos, fazendo com que as imagens sejam focadas atrás da retina e não na retina como no olho normal. Na maioria dos casos é hereditária.

Estas pessoas, ao contrário dos que têm miopia, vêm mal ao perto e bem ao longe.

Surge muito em crianças, devido ao globo ocular ser ainda pequeno, podendo desaparecer com a idade. A hipermetropia ligeira, pode passar despercebida nas crianças e adultos porque estes têm uma boa capacidade de acomodação.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas são semelhantes aos do astigmatismo. Cansaço ocular, dores de cabeça, sensação de peso nos olhos, lacrimejo, ardor e dificuldade em ver ao perto. Nas crianças pode ser acompanhado de estrabismo, devido ao esforço que fazem para ver melhor ao perto, devendo ser imediatamente corrigido.

As crianças com hipermetropia mais avançada podem recusar os brinquedos mais pequenos e os livros."


Fomos ontem ao oftalmologista em consulta pré-escolar e de rotina e chegou-se á conclusão que a M. tem hipermetropia. Como tal vai ter de usar oculos :(

Nós tinhamos a noção que havia uma grande probabilidade de elas virem a usar oculos, pois eu uso (tenho miopia) e o pai tambem (tem estrabismo e estigmatismo). Mas, no fundo, no fundo, tinhamos a esperança de isso não acontecer.

A parte positiva é que isto funciona ao contrário da miopia, ou seja, diminui com o crescimento havendo a possibilidade de deixar de usar oculos – ao menos isso.

A 1ª reação do pai foi ir a outro oftalmologista, porque nós não nos apercebemos de nada. Ela gosta de ver livros, desenhar, pintar, de fazer puzzles e nunca rejeitou os brinquedos pequenos. Ela inclusivé consegue enfiar uma linha preta numa agulha e ver o buraco da agulha, que eu fiz-lhe o teste. A unica pista é que ela se queixou de dores de cabeça, mas mesmo assim, queixou-se para aí umas 2 a 3 vezes no ultimos meses.

No entanto, tambem li, que nestas idades o olho faz o esforço necessário para conseguir obter a imagem correcta, pelo que poderá ser por isso que não nos apercebemos. E a continuação desse esforço pode provocar o estrabismo, o que não convem nada.

Para já vamos mandar fazer os oculos até porque a graduação é pequena e nos entretantos vamos ponderar a ida ao outro oftalmologista.

Ela ficou felicissima, pois já algum tempo me andava a pedir oculos. Agora estou para ver se passado uns dias se farta. Depois temos pena, porque vai ter de os usar.

7 comentários:

  1. Pode ser q depois com a idade passe.

    Bjocas boas

    ResponderEliminar
  2. fazes bem em consultar outro médico, por aqui que sempre me lembro de ver mal e aos 6 anos naqueles exames para entrar para a escola lembro que de um olho não via o que me pediam a minha mãe disse "á ela está nervosa" ( a minha mãe que sempre teve miopia, o meu pai tb :O ).

    aos 13 anos e não podendo mais com as dores de cabeça, dores sempre á frente, mais na testa, dores que são constantes, lá fomos ao médico resultado do olho direito tenho 10 diopetrias e mesmo assim não vejo nada, é um olho que não há graduação, um olho que se entre os 3/5 anos estivesse estimulado ( andar com um olho tapado) poderia ter recuparado alguma visão. Do olho esquerdo começei com 2 e tal e agora já vou em 6 diopetrias.

    tenho muita atenção aos olhos das minhas filhas, desde bebé que sabem o que é um aftamologista, da mais velha qd bebé disseram que talvez viesse a ter miopia, mas só aos 8 é que foi diagnosticado 0,5 de hipermetropia, é de tal forma tão suave que ela quase não usa os óculos, todos os anos vamos ao médico pq me foi dito que pode degerenar em miopia ( eu tb tenho um pouco de hipermetropia).

    já a mais nova, no ano passado foi-me dito que se até aos 6 anos não foi detectado miopia é pq já não vai ter....acho que não é bem assim, mas Deus queira que sim.....é que a visão para mim é mto importante....é que na familia há alguns casos de cegueira qd mais velhos...o meu pai estava cegar devido ás cataratas.

    o meu irmão teve hipermetropia qd criança e por volta dos 14 anos foi-lhe dito que estava curado, ele sempre usou os óculos, agora com 38 e nunca mais ter ido ao médico e não se queixando achamos que não tem problemas de visão.

    tudo de bom.

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que detectatram a tempo, espero que passe com o tempo. beijocas.

    ResponderEliminar
  4. Pode ser que melhore com a idade, e quando já não quiser usar, também já não precise :p

    ResponderEliminar
  5. Que pena. Espero que realmente passe com a idade. O meu marido também teve e hoje não usa óculos. Já eu nunca usei e agora tenho miopia :(

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. a minha Bia usa desde os 2 anos precisamente por causa disso
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Saiba como melhorar a sua visão de uma forma natural. Sem óculos nem cirurgias.
    http://mimeosseusolhos.blogspot.com/2011/03/curso-de-recuperacao-natural-da-visao.html

    ResponderEliminar