As Nossas Duas Princesas

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Pré

A T. não entrou para pré - neste momento está em 9º - mas o que mais me chateia é que não entrou porque há muitos miudos a tirar-lhe a vaga que não são daqui. Esta escola é considerada uma das melhores do conselho e toda a gente quer pôr os filhos aqui, por isso arranjam familiares, amigos, conhecidos para se darem como encarregados de educação para poderem apresentar a morada da zona.

Eu até os compreendo, afinal querem o melhor para os filhos e estão a aproveitar-se de uma lei que está mal feita (como tantas outras) porque o que conta é a idade da criança e a residência do encarregado de educação. Até aqui tudo bem, mas quando o encarregado de educação não é nenhum dos pais, o que está mal é não precisam de provar que a criança está a seu cargo, tirando assim a vaga a quem efectivamente mora perto da escola, mas que tem menos idade.

Podem até achar que se trata de um caso ou dois isolados, mas não. Sem exagero nenhum, no mínimo metade daqueles miudos não pertecem aqui. E porque digo isto? Porque esta terra é uma espécie de aldeia - é impossivel morarem aqui mais de 100 crianças só com idade entre os 4 e 5 anos, fora as outras todas. Além disso, toda a gente sabe de um caso de alguem que deu alguem como encarregado de educação para pôr o filho aqui.

A própria coordenadora do ATL disse-me que se deu como encarregada de educação do sobrinho, que mora a mais de 20 km daqui, porque as escolas junto da irmã não são muito boas. Este miudo é um dos que me está a tirar a vaga porque vai fazer 5 anos ainda este ano. E achei extremamente desagradável ela me dizer isto na boa, quando sabe que a minha está em lista de espera, porque ainda tem 4, morando eu praticamente ao lado da escola.

Estou chateada com tudo isto e porque vou ter de as separar (o que está afectar a mais pequena), tenho de me deslocar a dois sitios, podendo fazê-lo apenas a um e a dois minutos de casa, já para não falar da despesa mensal.

E toda esta introdução para quê? Porque soube que houve uma mãe que foi ontem á escola fazer uma peixeirada pelo mesmo motivo e a filha entrou. Como não sou de peixeiradas fiz uma carta á Directora da escola a expôr as minhas razões e a solicitar uma reunião de modo a ver se é possivel ela entrar ainda este ano. Não tenho muita fé, mas a ver vamos.

5 comentários:

  1. Desejo-te toda a sorte do mundo, espero que consigas que ela entre.

    Quanto às admissões há casos e casos. Eu inscrevi a Letícia na pré-escola da aldeia onde cresci (fica a 7km da minha casa), mas esta por acaso até nem tem as vagas preenchidas (pois estamos no Centro do país). Mas é que no meu caso, não tinha outra hipótese.

    Tive de dar o nome do meu pai como Encarregado de Educação (mora no início da rua onde fica a escola) e a verdade é que a consegui colocar lá. Mas a Letícia desde pequenina que ficou com os avós e terão de ser eles a levá-la à escola e a buscá-la. Eu faço 75km diários entre casa e o trabalho e não tenho horário que me permita levá-la a esta ou qualquer outra escola. Para além disso a escolinha também fecha às 15h. Ora se a Letícia tivesse ficado na minha cidade, não tinha forma de a ir buscar.

    Compreendo que estejas chateada - eu também ficaria. Mas cada caso é um caso. Não podemos julgar todos pela mesma medida, porque há pessoas que não têm outra hipótese. Agora a história daquele miúdo a 20 km de distância é que já faz pensar. Talvez o ideal fosse as pessoas justificarem por escrito, as razões para quererem que os filhos fiquem em determinada escola. Certamente que umas têm mais necessidade que outras.

    De qualquer modo, cá estou a torcer por ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Essa sim é a atitude correcta, ainda que ás vezes nos apeteça mesmo é fazer a peixeirada toda!
    Boa sorte! Leva o poder argumentativo bem carregado!! O meu Mainobo tem 30 na frente dele para entrar.... Imagina!

    ResponderEliminar
  3. Confesso que fiz isso com o meu miudo qd foi prá pré, mas só pk aqui ficaria numa escola dum bairro mt mal falado e ali estaria perto dos avós! este ano ficou na escola perto do meu trabalho mas aqui na nossa terra.

    Sabes, eu compreendo que seja injusto, mas tal como dizes pelos nossos filhos fazemos tudo e mais alguma coisa e para ter uma boa educação tb... mas percebo a tua frustração é injusto essa situação!

    jokas

    ResponderEliminar
  4. Olha amiga, é claro que nós mães fazemos tudo pelos nossos filhos e como tal, tu tb o deves fazer pela tua.
    Penso que a tua atitude foi muito correcta e sinceramente era também o que eu fazia, pois não sou dada a peixeiradas (se bem que por vezes é o que apetece fazer, uma vez que verificamos que infelizmente consegue-se o que não se consegue com boa educação).
    Espero que tudo se resolva pelo melhor, pois sem sombra de dúvida que tens mais do que razão!

    Beijinho e boa sorte

    ResponderEliminar
  5. Sabemos que as coisas não funcionam bem, mas há que ter paciência. Uma amiga minha conseguiu colocar o filho no infantário que eu queria e fora da época de inscrições depois de fazer uma exposição por escrito à direcção (conhecia bem a directora). Resultado: passou à frente de muitos (o meu filho ficou em 3º na lista de espera).
    Quem pode, pode.
    Beijinhos

    ResponderEliminar