As Nossas Duas Princesas

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O novo acordo ortográfico dá-me cabo do juízo!

Eu continuo a escrever como sempre, mas tenho uma miuda no 2º ano e outra a entrar para o 1º ano. Por isso quer queira quer não, tenho que me reger por aquilo. 

Volta e meia, no meio dos trabalhos de casa da M. lá descubro umas palavritas que se escrevem de forma diferente, mais concretamente por falta de acentos e de hifen. Eis alguns exemplos:
- O pelo do cão é liso. (Pêlo deixou de ter acento – vocês não imaginam o tempo que estive a olhar para a frase, que ela estava a ler e bem, até perceber o que estava “mal”)
- Pera (mais uma que perdeu o acento)
- Hão de / há de (perderam o hifen - fica esquisito :p)

Já para não falar das letras mudas que "cairam" todas. E que confusão isto me faz, senhores! E quando ela me pergunta "oh mãe esta palavra leva acento?" Ontem era égua (esta mantem o acento, yeah!). Eu fico "Hahhhh.Talvez?!". Isto é tão ridiculo que ela já me pergunta: "No teu tempo tinha acento?" lol

E lá vou eu á net fazer a conversão para o novo acordo para confirmar se aquela palavra ainda tem ou não acento.

Sinceramente ainda não consegui entender a mudança! É que para mim, que não percebo nada disto, estamos a dar cabo da nossa lingua. Enfim!

4 comentários:

  1. concordo completamente! A riqueza de uma lingua está exactamente nas diferenças que ela ganha de país para país onde é falada. Não vejo os ingleses (por exemplo) aflitos em mudarem a lingua de sua magestade, só porque na América falam de forma differente e "colour" se escreve sem u... mas enfim...

    ResponderEliminar
  2. Estes analfabetos promotores do AO90 ao mudarem a ortografia vão mudar também a fonia (a dicção com o som), isso leva-os a quê?
    Os sons da nossa língua falada estão bem representados pela ortografia, com o AO90 já não se sabe como falar! Que pessoas são estas? A nossa Língua-Pátria deriva do Latim, está bem inserida no contexto geográfico-histórico-linguístico porquê mudar isto? Vamos deixar de ser Portugueses? Portugal já foi vendido a quem?

    ResponderEliminar
  3. a mim faz confusão palavras dizem de maneira e escrevem doutra, exemplo o facto perdeu o c e fica fato . então para meu miúdo faz confusão ainda agora começou.
    bjos

    ResponderEliminar