As Nossas Duas Princesas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

10 produtos que deve comprar marca branca para poupar dinheiro

Estamos em tempo de crise e poupar é imperativo, pois tudo aumenta menos o nosso ordenado. A cada compra que faço sinto que trago menos coisas mas gasto mais dinheiro :(

Assim, resolvi começar a pesquisar na net dicas para poupar. Achei interessante estas dicas, porque as marcas brancas permitem poupar dinheiro sem comprometer a qualidade dos produtos em que as diferenças estão muitas vezes apenas no design da embalagem ou no próprio nome.

 Aqui ficam:

Água
Uma das formas mais fáceis de poupar dinheiro em água é consumi-la diretamente da torneira. No entanto, há quem prefira, pelos mais variados motivos, comprar água engarrafada e também aqui é muito fácil poupar dinheiro – basta optar por uma marca branca, poupando assim mais de 50% quando comparada com marcas de renome. Água é água e como existem várias marcas brancas da mesma, é muito fácil provar diversas até descobrir aquela que mais aprecia… e isto sem deixar de poupar (confesso que sempre comprei água de marca, por achar que era melhor, mas nas próximas compras vou experimentar trazer de marca branca)


Cereais
Optar entre uma caixa de cereais de marca branca em detrimento de uma que ostenta o nome de uma marca mais popular pode significar uma poupança entre 25% e 50%. A apresentação e o sabor dos cereais serão iguais, com a diferença de que um é muito mais barato. Não acredita? Da próxima vez que estiver a fazer as compras de supermercado, pegue numa caixa de cereais de marca branca e noutra de marca conhecida e compare os ingredientes do rótulo iguais! (costumo usar os de marca branca)


Sal, Acucar e Outras Especiarias 
Será que consegue notar alguma diferença entre o sal, açúcar, orégãos ou pimenta que tem um rótulo de marca branca e aquele que tem um rótulo de uma marca mais conhecida? Pensamos que não, por isso, no que toca a abastecer a despensa com estes ingredientes básicos, não há que pensar duas vezes se quiser poupar dinheiro: escolha a marca branca! (costumo usar os de marca branca)

Legumes Congelados e Enlatados
Saudáveis, práticos e fáceis de preparar, os legumes congelados e enlatados não devem faltar na despensa, nem no congelador e se quer poupar dinheiro, opte por os de marca branca. Foram semeados, cultivados, colhidos e congelados tal e qual os da marca dita superior, mas com uma importante diferença – que no fundo é a única! – são mais baratos. (costumo usar os de marca branca)

Produtos de Higiene
Tal como com milhares de produtos, também os de higiene são promovidos por diversas marcas brancas e, embora nem todos possam realmente oferecer a qualidade das marcas mais conhecidas, não há nada como experimentar! Por isso, vá testando as marcas brancas de produtos de higiene como pasta e escova de dentes, lenços de papel, sabonetes, gel de banho, papel higiénico… – o mais certo é ter uma agradável surpresa e mais algum dinheiro no bolso (costumo usar alguns de marca branca, como o papel higiénico, os lenços e o gel de banho. A pasta de dentes, as escovas de dentes, os shampoos e amaciadores costumo usar de marca. Confesso que ainda me faz um pouco de confusão. Alguem costuma usar estes produtos de marca branca? Gostam?)

Medicamentos
Nunca se falou tanto sobre os medicamentos genéricos, ou seja, os de marca branca, e a verdade é que está na altura de começarmos a prestar atenção: porque havemos de gastar dinheiro a mais em medicamentos produzidos por grandes laboratórios farmacêuticos se existe uma alternativa equivalente e mais económica? Medicamentos genéricos: faz bem à saúde física e financeira! (Confesso que não costumo usar genéricos a não ser que o médico os receite. Outra mania minha!)

Lixivia
Lixívia é lixívia e se a sua utilidade (que é sempre em quantidades reduzidas) prende-se com a limpeza ou com a adição de um copo da mesma à máquina de lavar roupa, acredita que uma lixívia de marca superior irá influenciar significativamente o resultado final? Sabe quanto vai poupar se optar por uma lixivia de marca branca? Entre 50% e 60%! Vale a pena não vale? (costumo usar os de marca branca)

Produtos de Limpeza
Tal como a lixivia, também os produtos de limpeza podem ser de marca branca – afinal de contas, será que os produtos das ditas marcas superiores limpam melhor que aqueles sem marca? Mais uma vez, se tiver dúvidas, compare os rótulos de ambas as marcas para conferir que as propriedades de limpeza são praticamente iguais ou então teste em casa, na prática. Se quiser poupar ainda mais dinheiro, confecione os seus próprios produtos de limpeza. (costumo usar os de marca branca)

Pilhas
Estudos recentes concluíram que, embora as pilhas de marcas de renome durem efetivamente mais tempo do que as pilhas de marca branca, o seu preço elevado não compensa que se escolham as primeiras. Pode assim adicionar as pilhas de marca branca à sua lista de compras e poupar assim mais dinheiro! (costumo usar os de marca branca)

Combustível
Com a escalada de preços nos postos de abastecimento de combustível, este é outro produto onde é possível poupar algum dinheiro – basta optar pela marca branca, em detrimento das grandes marcas gasolineiras. Poupe dinheiro em combustível: o seu carro dificilmente notará a diferença, mas a sua carteira vai notá-la com certeza (costumo usar os de marca branca)

Eu apenas uso marcas brancas em alguns produtos, por renitência minha em determinados itens. Mas após ler estas dicas resolvi arriscar nos restantes :) 

8 comentários:

  1. Eu Tb uso mta coisa de marca branca, o que não gosto da marca branca, compro qd está em promoção no continente online e em grandes quantidades e guardo.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. orégãos é ir apanhar ao campo :) Secar e guardar!

    ResponderEliminar
  3. Por cá uso muito... principalmente Pingo Doce!
    Desde a água, ao ice tea, ao sumo, aos detergentes de limpeza, aos congelados, ao leite, iogurtes, manteigas... (quase) tudo é PD.
    Para mim é uma marca com muita qualidade e sei que a maioria dos produtos só muda a embalagem porque o conteudo é igual ás grandes marcas, aliás é o mesmo produto.
    No caso do detergente de lavar a roupa é que uso Persil (procuro promoções) porque não gosto do Skip (e o Ultra Pro é Skip!), assim como o amaciador da roupa que é Quanto.
    E no leite tento sempre trazer PD mas nacional (procuro o simbolo para saber de onde vem - Espanha, França ou Portugal).
    Sou um fã/adepta do PD como se vê!

    Beijinhos grandes e boas compras

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    A maior parte dos produtos que compro são de marca branca, mas gosto mais dos do Pingo Doce, acho que têm mais qualidade do que os do Continente, p.ex. Em relação a produtos de higiene só uso de marca, pois já experimentei dentifrico e não gosto e champô prefiro não arriscar...

    É mesmo uma questão de experimentar e esquecermos as "manias", pois só assim encontramos bons produtos a preços ainda melhores...

    Bjinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Já cumpro uma boa parte destas dicas. Acreditas que até já há produtos biológicos de marcas brancas? I love it!

    Boas sugestões, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  6. Já sou adepta de alguns dos que enumeraste mas os cereais ainda não consigo, nada substitui os Chocapics e já experimentei outras marcas brancas mas acho que não tem nada a ver. O queijo flamengo também não troco o Terra Nostra e o Limiano por nada. Mas massas, arroz, iogurtes e alguns detergentes e água, é tudo corrido a produtos brancos e claro não dispenso o gasóleo do Jumbo :)

    Tens um mimo no meu blog :)

    ResponderEliminar
  7. tb uso alguns produtos de marca branca e não é de agora com a tal crise que tanto está na moda que é desculpa para tudo.

    de alguns produtos que compro reparo que são produzidos em locais de algumas marcas, reparem nos produtos marca pingo doce e vejam se encontram a marca original então nos detergentes fiquei parva, isto não haja dúvida no que toca a concorrencia e marketing vale tudo.

    quanto á água vou variando pois dizem os entendidos que assim o devemos fazer para obter os melhores resultados, a da torneira tem uma vantagem, pelo menos a da zona a onde moro, é rica em flúor coisa que as engarrafadas estão em desvantagem.

    já alguns produtos de higiene tb só gosto daquelas marcas, bem como alguns medicamentos.

    ResponderEliminar
  8. A água é toda igual ;D
    Eu bebo da mais baratinha e gosto ;D

    ResponderEliminar