As Nossas Duas Princesas

terça-feira, 7 de abril de 2009

Aprender a defender-se

Nestes últimos dias a M. não quer ir á creche. Ao principio pensava que era só manha, porque o avô dizia-me que quando lá chegava de manhã ela ficava bem e quando a ia buscar á tarde ela estava toda divertida a brincar. Mas, ontem quando falei com ela de manhã, insistiu muito que não queria ir e quando lhe perguntava porquê, dizia que não gostava deles e não adiantava mais nada.

Então, ontem á noite tive uma conversa com ela e descobri que os miudos mais velhos (com 5 e 6 anos)implicam com ela. Pelo que eu percebi, dão-lhe empurrões, batem-lhe e persenguem-na. Principalmente o G., que para além disto gosta de lhe dar beijos na boca.

A M. é uma criança muito calma e sossegada, que não gosta de conflitos nem confusões. Tambem detesta beijos, e que a agarrem. No entanto, não se defende! Quando lhe perguntei porque é que não se defendia, respondia-me que depois o G. ficava a chorar (Azar!!! Era para aprender!!!) e que tinha medo que depois a C. (educadora) e a F. e o M (auxiliares) se zangassem com ela.

Era só o que faltava!!! Eu disse-lhe que eles não iriam ralhar com ela porque apenas se estava a defender, mas se por acaso o fisessem, que ela me dissesse que eu iria lá falar com eles. E vou!

Na verdade, para a semana já tinha pensado ir lá falar com educadora, mas sobre o plano escolar para o próximo ano, uma vez que em principio ela não vai para a pré-primária. E vou aproveitar para falar deste assunto.

Ontem tambem a incentivei e autorizei a defender-se. E estivemos a treinar lol! Eu fingia que era o G. e empurráva-a ou tentava lhe dar beijos. No ínicio, ela não reagia, apenas se encolhia e ria. Mas, a pouco e pouco já empurra de volta e reclamava! Agora só espero que faça o mesmo com ele!

6 comentários:

  1. Claro...e bom eles defenderem-se...porque se nao um dia os garotos abusam....imagino o sofrimento...Tadinha...

    Um beijo
    Marta e Nuria

    ResponderEliminar
  2. por aqui já passamos por isso com a mais velha, e ela tb se recusava ir á escola.

    fazem bem e incentiva la a defender se, por aqui foi tb o que fizemos e deu resultado.

    ResponderEliminar
  3. Ah, que revi o meu filho Marco em quase tudo que descreves da M.
    Também na escola quando apanha dos outros não se defende, digo para ele bater neles quando lhe batem, mas ele diz que a educadora diz para não se bater em ninguém, então digo que ele diga ao adulto que bateu porque fulano ou beltrano também lhe bateu.
    Agora é raro ouvir queixar-se que lhe bateram, ele também foge dos conflitos e é uma criança sossegada.
    Beijinhos,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  4. Acho mto bem, só tem que se defender...

    Uma beijoca grande

    ResponderEliminar
  5. Olá CC,

    acho que fazes muito bem em estimular a tua menina a defender-se, é necessário mesmo.

    E eu no teu caso, também falaria com a Educadora.

    Com a minha M., ainda hoje ando em "cima" quando me apercebo que algo não está bem ou tem algum colega mais agressivo ou malcriado.

    Em tempos, comprei um estojo do Noddy, para o mano lhe oferecer. Ela adorava o estojo.

    Numa aula de Desporto, um colega decidiu ir à sala, abriu-lhe a mochila, forçou o fecho do estojo, para retirar algo que ela tinha lá e ele gostava ...

    não só falei com a professora titular de turma, como escrevi um recadinho na caderneta.

    Há situações que não se devem deixar passar.

    Bj grande

    ResponderEliminar
  6. Realmente as criancas conseguem se muito duras umas para as outras, tadinha da M. Naturalmente que ela tem de se defender..... Tadinha M, muita forca, que ser crianca às vezes nao deve ser muito fácil
    Beijokas
    Patrícia

    ResponderEliminar