As Nossas Duas Princesas

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Tosse

A T. tem andado com tosse desde Domingo e como tal temos tido umas noites mal dormidas. Andava a dar-lhe um xarope a ver se coisa passava, mas já tinha decidido que se não estivesse melhor até hoje iria ao médico. Mas, ontem ligaram-me da creche por volta da hora do almoço a dizer que a T. tinha vomitado, estava cheia de tosse e que estava muito murchinha e que seria melhor ir buscá-la.
Fui buscá-la e fui com ela ao centro de saude. Não achei que haveria necessidade de ir com ela ao SAMS, em Lisboa, uma vez que só queria algo para a tosse. O centro de sáude estava a rebentar pelas costuras. Tanta gente, meus Deus! Pensei que levaria horas a sair de lá. Mas, até foi rápido (1 hora, mais coisa menos coisa).
A médica que nos atendeu até era simpática, mas percebia-se que estava a despachar. Apenas a auscultou, disse que estava cheia de expecturação e receitou-lhe um antibiótico, alem do xarope da tosse, uma vez que, segundo ela, senão tomasse já, daqui a 2 dias estaria lá outra vez. E adeus.
Saí de lá sem saber o que ela tem. Isto é, eu sei que ela tem tosse, mas é derivado do quê? Uma gripe? Uma bronquilite? Outra coisa qualquer? No SAMS, quer seja na pediatra, quer nas urgências isso nunca aconteceu, além de que sempre, mas sempre, auscultam, vêem os ouvidos, a garganta, apalpam a barriga e vêem se tem febre. São estas "pequenas" diferenças que me fazem ir ao centro de saude apenas em casos extremos ou em situações em que até acho que sei o que ela tem, mas só quero que a mediquem. Enfim, é o que temos!

5 comentários:

  1. Centro de saude só para as vacinas, para o resto ouhospital ou ligo a pediatra.


    Bjs e as melhoras rápidas

    ResponderEliminar
  2. não tenho tido razão de queixa do centro de saúde.

    rápidas melhoras

    ResponderEliminar
  3. As melhoras para a T.
    Primeiro tento sempre o xarope de cebola, claro senão passa vou ao hospital, pois no centro de saúde tenho que esperar para consulta com a médica de família. A nossa médica de família não é de receitar antibióticos à toa. Claro se é caso para isso receita.
    Olha uma coisa boa para ajudar a limpar a expectoração é dar água par alimpar o organismo, ajuda a limpar.
    Beijinhos,
    ana e seus tesourinhos
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Compreendo-te perfeitamente.

    Eu também só recorro ao C. Saúde em último caso :(

    e não havia de ser assim ...

    Mas a pediatra que acompanha os meus meninos é uma pessoa fantástica, muito acessível.

    Normalmente ligo para ela, se for algo que seja preciso ver, vou ao consultório ... senão por telefone ela dá-me umas dicas.


    Quando os meus têm tosse, normalmente faço vapores (aerossóis), muito soro ou água do mar no nariz, para ajudar a diluir a tosse e depois lá está o medicamento que a pediatra receitar.

    As melhoras da tua princesinha!

    Um beijo grande

    ResponderEliminar
  5. As melhoras....centro de saúde uso apenas para as vacinas. E xarope de cenoura com açucar mascavado?Beijinhos

    ResponderEliminar