As Nossas Duas Princesas

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tem de ser. Tem de aprender

Ontem a menina T. desarrumou os brinquedos todos, só porque sim. Eu disse-lhe para arrumar tudo novamente. Disse-lhe uma vez, duas, três...Entretanto ela diz que arruma depois do jantar. Ok. Depois do jantar relembro-a que tem de arrumar e para o fazer enquanto eu arrumo a cozinha. E ela? Pois que ficou no mesmo lugar. Ok, pensei eu para mim, não vou dizer mais nada. 

Nos primeiros minutos ela nem se apercebe, mas entretanto começa a falar comigo. Eu não respondo. Ela ainda insiste mais uma vez (a testar) e eu não respondo. Como não é parvinha nenhuma já percebeu tudo. Dirije-se para a sala sem dizer nada e começa a arrumar. Eu continuo sem dizer nada. A meio ela diz:
T: Já estou a arrumar porque não falas comigo?
Eu: Eu já vi. Só estou á espera que acabes.

Ela fica mais contente e arruma tudo. No fim diz:
T: Estás orgulhosa?
Eu: Estou muito orgulhosa de ti. Arrumaste tudo muito bem. Muito obrigada por arrumares os brinquedos.

Ficou felicíssima e toda inchada :)


Antes: Tudo espalhado no chão
 
A arrumar
 
Depois: Tudo arrumadinho

Este cesto tambem estava todo espalhado no chão (esqueci-me de tirar foto do antes)

Levou mais de 30m a arrumar o que eu teria feito em 5m, mas não ajudei nem um pouquinho (apesar de ter vontade, pois queria me despachar). Só assim aprende. Alem de que fica orgulhosa de si própria por ter conseguido efectuar sozinha a tarefa :)

(Fotos do telemóvel)

7 comentários:

  1. Tem mesmo que aprender, por muito que nos custe...é isso que os faz crescer :)
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  2. Educar também é amar e portanto tinha mesmo de ser. E ela ficou toda feliz no final não ficou?

    bjinhos nossos

    ResponderEliminar
  3. Nem mais! Gostei. A isso se chama educar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. fizeste muito bem e ela aprendeu sozinha a lição!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  5. Também tenho feito o mesmo à minha, tem de se habituar que tem de ajudar que a mãe não pode fazer tudo sozinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. fizeste mto bem, tão depressa não vai esquecer.
    bjos

    ResponderEliminar