As Nossas Duas Princesas

sábado, 25 de julho de 2009

Hóspede

Pois é, tenho um peixinho como hóspede durante 1 mês, mais ou menos.
O peixe pertence á creche e é da sala da M. A creche vai entrar em limpezas na 2ª semana de agosto e vão redecorar as salas, a educadora perguntou se alguma das crianças queria levar para casa o peixe e o passáro que lá estão. E a M. ofereceu-se para trazer o peixe! Porque é que não se ofereceu para trazer o pássaro? Não me interpretem mal, não tenho nada contra o peixe, mas nunca tratei de nenhum, e sei que basta um descuido e ele morre, por isso estou um pouco receosa. Como sempre tive passáros era bem mais fácil.
A M. já me tinha falado que iria trazer o peixe, mas eu fiquei um pouco na duvida se seria mesmo assim, e caso fosse, só estava á espera do peixe na 2ª semana de agosto, que é quando a creche fecha por um período de 15 dias.
Estou um pouco á nora porque quem foi buscar as miudas e o peixe na sexta foi o meu sogro, mas não perguntou como tratá-lo pois achou que eu iria saber. Por muito contente que fique com elogio, pois tem sempre a ideia que eu sei tudo, eu não sei.
Trata-se um peixe de água fria e a unica coisa que disseram foi quando a água estivesse suja para mudar. Presumo que seja água da torneira. E pelo que andei a pesquisar devo-lhe dar de comer várias vezes ao dia e pouco de cada vez. Espero que não precise mais nada.
Vamos ver como corre! Se alguem me poder dar algumas dicas, eu agradeço. E já agora, torçam por mim e pelo peixe, ok?

4 comentários:

  1. Bem cá vai a minha dica, pois a minha irmã já teve centenas de gupis e alguns peixihos dourados.
    A água muda-se quando começa a ficar turva, tens que ter uma rede para tirares o peixe do aquário para a água limpa, mas a água da torneira tens que deixar repousar por uns minutos por causa da lixívia, dar tempo para os produtos que são adicionados à água da "rede", ficarem depositados no fundo.
    Comida basta por uma vez por dia ou dia sim dia não e pouca comida, porque se comerem demais morrem. Basta por alguns flocos.
    Se fosse eu preferia o peixe ao pássaro, como já tivemos vários peixes, mas a minha irmã também chegou a ter pássaros, penso que fazem mais porcaria, cai pó das gaiolas, mas como já tens pássaras estás com a razão toda.
    Beijinhos e desfruta a companhia do novo hóspede,
    Ana e seus tesourinhos

    ResponderEliminar
  2. Pois para mim também preferia o pássaro, pois os peixes não têm tido muita sorte cá em casa :-(
    Apesar das dicas: mudar a água quando começa a ficar suja, dar pouca comida várias vezes... estes bicharocos, não têm sido muito felizes nestas paragens...
    Espero que tenhas mais sorte do que nós!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. a querida ana deixou as dicas que eu ía deixar.

    após algus peixes morrerem assim após 1 semana de os ter comprado perguntei à senhora da loja o que fazia errado, e o que ela me respondeu foi mesmo a questão da agua.

    eu limpava o aquário assim que vi a a agua suja ( assim após uma semana, mas colocava a agua directamente da torneira ( colocava o peixe noutro recepiente e lavava o aquario só com agua e colocava logo a agua) mas ao colocar assim a agua era como se o estivesse a colocar em lixivia dai ele morrer passado 1 ou 2 dias.

    agora faço assim ao limpar o aquario, encho um garrafão com agua da torneira que fica aberto na despensa até nova lavagem do aquario ( mais ou menos 1 semana) e limpo o aquario sem produtos só com agua.

    a comida dou só de manhã e poucos flocos.
    o peixe com este tratamento já cá vive à 2 meses mais ou menos.

    tb convem ter o peixe num local fresco, para a agua não aquecer.

    ResponderEliminar
  4. não dês mta comida. prefiro o peixe à passarada. lá em casa tmeos 2 mas é o rapaz que trata deles. se precisares de algo diz. ele é pró...beijinhos....e boa sorte ! ;-)))

    ResponderEliminar