As Nossas Duas Princesas

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

A princesa maior


É linda!!! Adora que lhe dêem mimos, mas não é muito de dar beijos nem abraços. Por isso quando os recebo de forma espontânea são muito especiais e sabem tão bem!!!! Assim como, quando diz que me adora!
É uma criança bem disposta, faladora (tagarela, mesmo!!) alegre, esperta, que já fala muito bem e emprega palavras que não são usuais na idade dela de forma correcta (palavras da educadora). Ao contrário da irmã é mais sossegada e não gosta de confusões. Necessita de alguma atenção, principalmente em situações novas. Adora cantar, dançar, brincar e ouvir histórias. Detesta dormir! Luta contra o sono apesar de estar cansadíssima e com olheiras enormes!!!!
Está numa fase um pouco dificil, com algumas birras pelo meio, derivado aos ciumes da irmã. O que acontece é que a M. já sabe, por ex, ir á casa de banho, vestir-se ou despir-se sozinha, coisas em que tenho de ajudar a T. São situações básicas, mas no entender da M. é atenção extra que dou á T. Eu tento compensá-la, mas quando estão as duas é dificil, porque a T. anda sempre de volta de mim ou então só faz asneiras e eu tenho de estar sempre com atenção, o que não me permite estar 100% disponivel para a M, nem que seja por 10m :(
Por esse motivo, na sexta feira passada resolvemos ficar com a M. em casa e levar a T. á creche, mas custou-me muito deixa-la na creche :( No entanto, por mais criticável que tenha sido a opção, o facto é que a M. melhorou muito e no fim de semana portou-se muito bem e esteve sempre muito carinhosa com a irmã.
Na 2ª feira ao almoço a M. quis ajudar-me a lavar a loiça. Como a irmã estava a dormir, eu deixei pensando que depois de experimentar passava-lhe a vontade. Mas não! Por enquanto, quer ajudar-me a lavar a loiça depois do jantar. Assim, a rotina agora é: o pai leva a T. para o quarto e brinca com ela ou vêem um filme e eu aproveito esse tempo a sós com a M. para conversarmos um pouco - pelo menos enquanto não lhe passar a vontade de lavar a loiça. Sim, porque há-de passar :)
ADORO-TE PRINCESA GRANDE!!!! Contigo aprendi a ser mãe. És uma criança maravilhosa, que me encanta e surpreende todos os dias!

4 comentários:

  1. Ai! tanta felicidade nestas palavras!
    Gostei de ler!
    A minha princesa também não gosta nada de dar beijos e miminhos...

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. :) adorei ler, vê-se mto amor nas tuas palavras, bem, acho que em todas as mães se vê não é?


    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Os meus também são muito diferentes um do outro e apesar da Rita ser mais velhinha do que a tua princesa, por vezes também noto que sente um pouco o facto de não ter os pais 100% só para ela, como acontecia antes da chegada do irmão (que ela ADORA!). Acho que é perfeitamente normal. Temos que tentar arranjar estratégias para colmatar essa necessidade. No meu caso, optei por ir buscá-la para almoçar em casa comigo. É um momento do dia em que estamos sózinhas, apenas uma com a outra (apesar de muitas vezes acabar em discussão pelo facto de ela ser TERRIVEL com a comida, mas pronto...).
    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  4. Olá amiga

    os nossos "rebentinhos" são o nosso orgulho, a nossa razão de viver!

    Fazes bem em procurar momentos a sós com a princesa, por vezes ressentem-se um bocadinho com a atenção que damos aos manos mais novos ...

    cá em casa é igual.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar