As Nossas Duas Princesas

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

A princesa mais pequena


É linda!!! É muito meiga, adora dar e receber beijos e abraços. É muito bem disposta, está sempre a rir. Mas, tambem é uma pestinha! É teimosa, reguila e irrequieta. Adora trepar o sofá, a mesa da sala e dar pulos em cima da cama.

Quando quer alguma coisa, mas não chega porque está alto, vai buscar uma cadeira ou brinquedos para se pôr em cima de modo a alcançar o que pretende. Ontem foi buscar uma bola! Estão a ver uma miuda com pouco mais de 2 anos a equilibrar-se numa bola! A sorte é que estava por perto.
No falar continua muito "espanhola", mas nestas ultimas semanas desenvolveu bastante. Por exemplo, o "ma", que poderia ter vários significados, evoluiu para "mais", "mão", "mana" e o nome da irmã.
Em certas palavras troca o "p" pelo "t", por exemplo, "sota" (sopa). Tem palavras engraçadas, que só nós interpretamos, como "menhimenhi" que significa pequenino ou "pocas" que significa pipocas. :)

Mas a pouco e pouco ela chega lá. Claro que no ínicio estávamos mal habituados, porque a irmã por esta altura já falava quase na perfeição. No entanto, comparando as duas verifico que apesar da T. ser muito mais espanhola que a M., ela começou a fazer puzzles muito mais cedo que a irmã, por exemplo.

Adora cantar e dançar. Imita a irmã em tudo! E tambem já sabe brincar. A M. diz-lhe "agora eu sou a mãe, tu és a filha e a mãe é a tia". E não é que ela começa a chamar mãe à irmã e tia a mim? Acho uma piada!
Na creche já não usa chucha, nem para dormir á tarde. No entanto, em casa ainda a usa para dormir à noite. Já se descalça sozinha (meias incluídas) e já consegue tirar as calças e as cuecas.

Está numa fase muito mãe! Tambem está na fase da vergonha a estranhos e do medo de tudo o que é novo.

Adoro quando a pego ao colo e lhe dou imensos beijos e ela ri que nem uma perdida e quando finalmente se acalma diz-me: "Mais bexos" com um sorriso já antever a risota que se vai seguir. Ou então, quando está no meu colo e de repente me abraça e dá beijos. Sabe tão bem!
ADORO-TE PRINCESA PEQUENA!!! Estás cada dia mais linda, esperta e crescida!!!

7 comentários:

  1. Os irmãos mais velhos, são uma grande mais valia para o desenvolvimento dos pequeninos.

    E eles adoram imitar os mais crescidos :) Cá em casa é igual.

    Sobre a chucha, o meu não dispensa a sua para dormir :(
    Não lhe consigo tirar de maneira nenhuma :(((

    Beijinho grande e um Óptimo FDS XL

    ResponderEliminar
  2. Oh coisinha boa :)

    ps: Acho que não te deves de preocupar como "espanholês" dela. :)
    Beijinhos nossos

    ResponderEliminar
  3. O meu João tem menos 2 meses do que a tua menina e também só agora começa a desenrolar mais a linguagem. Tem sido muito preguiçoso para falar ao contrário da irmã. A Rita começou a falar ainda não tinha um ano e com a idade do João já fazia muitos diálogos muito bem explicados. Sempre me fez alguma confusão esta diferença entre eles mas, temos que nos mentalizar que cada criança tem o seu ritmo próprio. Os nossos rebentos mais novos são muito parecidos neste campo da linguagem. Temos que dar tempo ao tempo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Mãe babada!!!
    E o tempo passa rápido...

    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. os 2ºs são sempre assim. o meu pirata tem mta coisa da tua mais piquenita assim como a minha mais velha da tua. É normal , faz parte do crescimento deles.bjos

    ResponderEliminar