As Nossas Duas Princesas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

E o Natal já passou...

Foi num instante! Como dizia o N. tantas semanas e trabalho na preparação, compras, de fazer doces e depois passou-se assim, num estalar de dedos! Mas foi bom. As miudas deliraram com o pai natal e com as prendas. A M. confirmou que o Pai Natal é o pai, lol. Ela já andava desconfiada á muito tempo. No ano passado já ela dizia que era o pai. Este ano, apanhou-o distraído e levantou-lhe as barbas!!! Lol

Depois do N. tirar o fato e a M. estar a dizer-lhe que ele é que era o pai natal, o meu sogro, sem ninguem estar á espera, foi vestir o fato e apareceu a dizer que ele é que era o verdadeiro Pai Natal!! Após a surpresa inicial, a M. percebeu que era o avô. Espertinha a miuda!!! A T. é que se assustou com este pai natal e refugiou-se no colo. O avô, quando voltou a aparecer, continuava a afirmar que não era o Pai Natal.

Mas, a M. não ficou convencida e no dia seguinte, perguntou-me
M: “Mãe, o Pai natal não existe, pois não?”
E eu ... bem, eu disse-lhe a verdade:
Eu: “Não filha, o Pai natal não existe”.
M: “O pai natal era o pai e o avô A., não era?”
Eu: “Sim, filha, era.”
M: “Porque é que o Pai Natal não existe?”
Eu: “Sabes filha, há muito tempo, existiu um senhor, chamado São Nicolau, que dava presentes aos meninos pobres”
M: “É como a história do Ruca (pois, onde acham que eu ia tirar esta ideia, lol). E esse senhor já morreu?”
Eu: “Já”
M: “Por isso é que os pais dos meninos se vestem de Pai Natal para trazer as prendas aos filhos?”
Eu: “Sim, filha. O Pai Natal simboliza a partilha e o amor”

E pronto, o assunto do Pai Natal ficou assim resolvido. Não foi assim, uma explicação extraordinária, mas ela ficou satisfeita, não ficou zangada nem triste por saber que o Pai Natal não existe. Percebeu a ideia do mesmo, que se trata de uma fantasia e que simboliza a partilha. Há quem ache que ainda era cedo para lhe dizer, mas uma vez que ela perguntou directamente achei que o mais correcto era dizer-lhe a verdade. Para mim, insistir na ilusão só a iria confundir mais e posteriormente, quando descobrisse a verdade ficaria provavelmente sentida comigo por lhe ter mentido. Alem disso ela já tem quase 5 anos, já tem idade suficiente para perceber, e na escola de certeza que tambem se fala do assunto. Por isso, estaria a tentar iludir quem?

Em relação às prendas a M. delirou com os barriguitas (mas aquela casa é um martirio para montar!) e a T. adorou o piano do Mickey. Tambem gostaram dos jogos e do quadro que compramos para partilharem (por norma, compramos sempre uma prenda para as duas terem de partilhar, afinal faz parte do espirito de Natal)

E agora é preparar para a Passagem de ano

5 comentários:

  1. natal é mesmo assim passa rápido daí aqui em casa não se faz grande coisa.

    tb por aqui tivemos que montar o hospita dos barriguitas e puxa aquilo é dificil.

    espero do fundo do coração que 2010 te traga ma paz, alegria e saúde.

    beijocas grandes.

    agora estou aqui

    http://desabafosepiropos.blogspot.com/

    o blog palavrademae vai deixar de ser actualizado, tudo pq ecrev um dsabafo na altura do verão e uma amiga ( e madrinha da Patrcia) leu e entendeu mal e afastou se.

    ResponderEliminar
  2. Verdade.

    Passa tudo num instantinho ...

    O mito do "papai Noel" dura + ou - até à altura da pré-escola, depois aí surgem as dúvidas, o confronto c a opinião daqueles colegas que já não acreditam e dizem que é td mentira.

    Com a minha menina foi assim.
    No JI deixou de acreditar.

    Fizeste bem em esclarecer, acho.

    Ainda bem que correu td bem convosco.
    Por aqui também :)

    Agora é tempo de desejar ...

    um Excelente 2010!
    Tudo de BOM p vós amiga

    Bj grande

    ResponderEliminar
  3. Passa mesmo muito rápido, sem dúvida.
    Cá em casa também tivemos a presença do Pai Natal e por sinal até foi muito bem recebido pelo pequeno João :-)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. EXCELENTE 2010!

    Saúde, Paz, Amor e muitas realizações também ...

    Bj

    ResponderEliminar
  5. BOM ANO de 2010 para vós!
    Muita saúde, paz e felicidade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar