As Nossas Duas Princesas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Nova Boa Rotina

Começou sem ser planeada, mas parece que veio para ficar :)

Um dia destes á noite, estava eu ao telefone com uma prima, e as miudas andavam num frenesim á minha volta, cantavam, gritavam, riam, despiam-me as calças do pijama, eu sei lá. Eu fiz cara feia, dei uns “enxota-moscas” e tentei fugir ora para a sala ora para a cozinha, mas não tive sorte pois as pestinhas continuavam atrás de mim a fazer diabruras.

Quando desliguei o telefone mandei-as sentar em silêncio em 2 bancos que tenho na cozinha (para quando tenho mais alguem em casa a comer e que ultimamente serve de castigo) e disse-lhes que estava muito zangada e triste com elas, pois portaram-se muito mal e já sabiam que quando eu estava ao telefone não deviam fazer o que fizeram e que apesar de todos os meus avisos continuaram sempre a fazer asneiras. Depois mandei-as para a cama sem história.

Estavam as duas deitadas muito sossegadas enquanto eu preparava as roupas para o dia seguinte, quando vejo a M. com um ar muito triste e de repente perguntei-lhe “Queres falar sobre o assunto?” e ela disse que sim. Sentei-me na cama e ela no meu colo e falámos sobre o que se passou, ela percebeu onde tinha errado e prometeu não voltar a fazer. Depois de uns beijinhos e abraços e tudo sanado voltou para a cama e adormeceu. (a T. já dormia)

No dia seguinte a M. perguntou-me ao deitar se podiamos conversar novamente. Apartir desse dia, todos os dias á noite elas sentam-se, á vez, no meu colo e contam-me o que fizeram durante o dia, inclusivé se se portaram mal e neste caso analisamos juntas a situação de modo a tentar que não se repita.

Confesso que gosto muito desta rotina, mesmo quando estou muito cansada. Ficamos mais próximas, elas percebem que podem conversar comigo, mesmo quando me zango por algum motivo, e que juntas podemos resolver as situações. E no fim há sempre uns miminhos antes de dormir :)

3 comentários:

  1. Por ca conversa os no carro, no caminho escola casa, mas a vossa nova rotina é mto porreira.

    Bjocas

    ResponderEliminar
  2. olha que bom ..eu falo do dia ás minhas á vinda das escolas :-)

    ResponderEliminar