As Nossas Duas Princesas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A 1ª compra da M.

No ano passado, no 5º aniversário, foi oferecido á M. um mealheiro, o qual ela achou imensa graça e desde aí tem colocado as moedas e algumas notas que lhe dão (quando lhe dão mais do que uma, ela dá-nos para pôr no banco :) )

Por diversas vezes diz que vai usar o dinheiro e comprar alguma coisa para ela, ao qual eu dou o meu acordo, mas ela volta sempre atrás na decisão, ficando-se só pela intenção.

Na semana, com o aniversário da irmã a aproximar-se (faz anos nesta sexta-feira), disse-me que queria comprar uma prenda á irmã. Expliquei-lhe mais ou menos o valor de cada nota e após ela decidir o valor que queria gastar, no sabado, enquanto o pai ficou com a T., eu e a M. fomos ás compras.

Deixei-a levar o dinheiro na sua malinha, escolher o presente e pagar.

Ela estava felicíssima por ir oferecer uma prenda á irmã e eu fiquei orgulhosíssima por ela ter optado por gastar o seu primeiro dinheiro com a irmã.

É claro que houve algumas "interferências" da minha parte, nomeadamente no montante, pois não queria que ela gastasse muito dinheiro, o objectivo é ela começar a ter noção do valor do dinheiro (para as prendas de maior valor estão cá os pais e avós e o mais importante era a intenção). E na escolha da prenda, primeiro devido ao preço (pois para algumas coisas o dinheiro não chegava) e depois para ela ter atenção aos gostos da irmã e não aos dela.

3 comentários:

  1. Concordo plenamente com o método!

    A Letícia também já fez a sua primeira compra. Acho que sai à mãe... comprou um livro.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. que bom exemplo.

    por aqui a mais nova dá mto valor ao seu mealheiro e não quer gastar por nada o seu dinheiro, diz que está a poupar para qd crescer comprar uma casa.....influência das conversas dos tempos que vivemos a onde se gasta tudo e não se tem nada.

    e tb tenho esse hábito de lhes fazer "sentir" o que vale o dinheiro....quase nada :(

    ResponderEliminar
  3. Olha concordo 100% com isso.
    Tb eu tento fazer ver à Rita o que "custa" a vida e em relação ao mealheiro, digo-te que ela é forreta até mais não... nunca quer tirar dinheiro de lá para nada :-)
    Se pede alguma coisa e lhe respondemos que não podemos, para ela recorrer ao mealheiro, muda logo de ideias e diz que afinal já não é preciso, eheheheh
    Matreira a minha menina!
    E gostei muito da opção para a 1ª compra!

    Beijinho

    ResponderEliminar