As Nossas Duas Princesas

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hipermetropia – Parte III

Na sexta feira passada fomos ao 3º oftalmologista! Isto já parece uma novela :)

Este diagnóstico foi o mais lógico para nós, pois foi o meio termo, ou seja, é para usar oculos, mas só quando estiver a ler, a pintar ou a escrever – basicamente quando tiver que ver ao perto o que nos faz sentido, uma vez que a hipermetropia é ver mal ao perto e ver bem ao longe – o 1º oftalmologista disse que era para usar sempre e a 2ª para não usar de todo :-p.

Este oftalmologista disse que não havia pressa em usa-los, pois o importante era ela ter os oculos em Setembro quando iniciasse a escola. Para brincar, ir á praia, ver TV não era preciso usar porque ela tem os olhos muito bons, bem alinhados e que as diopetrias não são muito elevadas - 1,5 num olho e 1,25 noutro – O 1º oftalmologista disse que ela teria 3 diopetrias! e a segunda disse que ela tinha pouco mais de 1 diopetria (está em consonância com este ultimo, pelo menos aqui estão 2 de acordo e pelas diopetrias mais baixas!).

Confrontado com a questão de a outra oftalmologista ter indicado para não usar oculos, ele disse que só aconselhava essa situação quando as diopetrias eram inferiores a 1. Em situações como a dela, em que são superiores a 1, ele aconselha o uso de oculos, apenas para ver ao perto, principalmente na escola, pois caso contrário fica em desvantagem com os outros meninos, porque se cansa mais depressa e acaba por se desconcentrar. (eu não percebo nada disto, mas achei logica a explicação)

Gostei deste médico, fez-lhe uma carrada de exames, muito mais que os outros (ela até já estava cansada, tadinha). E as explicações que nos deu pareceram-me as mais coerentes. Enfim, acho que nos vamos ficar por aqui (senão ainda dou em doida!).

Próxima consulta para revisão em Dezembro e se o diagnóstico se manter passa a fazer uma revisão anual. E se assim fôr, tem boas hipoteses de manter estas diopetrias até aos 10 anos, apartir do qual deverá começar a reduzir (espero bem que assim seja)

Sem comentários:

Enviar um comentário