As Nossas Duas Princesas

domingo, 23 de setembro de 2012

Esta vida é lixada!

Realmente não sabemos o dia de amanhã.

Um casal amigo nosso, com 2 filhos, até há poucos anos atrás vivia muito bem, tinham bons ordenados, almoçavam e jantavam fora regularmente, tinham mulher a dias e os miudos andavam em colégios. Neste momento estão a passar por maus momentos financeiros. Há já muitos meses que ela tem ordenados em atraso. O miudo passou para uma escola publica e a mais pequena estava numa creche. Passaram a ter uma vida mais comedida, sem mulher a dias, com menos jantares e almoços fora, mas a coisa estava orientada. 
 
Agora para agravar a situação, no novo inicio do ano escolar a miuda começou, de repente, a não querer ir para a escola. Ao principio acharam que era manha, mas o receio de ir para a escola começou a agravar-se de dia para dia e por isso decidiram mudá-la de escola. O pior é que a esta altura do campeonato apenas encontraram vaga no antigo colégio do mais velho, onde a mensalidade é 3 x maior do que a actual.
 
Mas, ao verem o desespero da miuda resolveram arriscar e inscreveram-na nesse colégio. A miuda mudou do dia para a noite e voltou a gostar de ir á escola. Os pais entretanto descobriram que na anterior escola gritavam com ela, estavam constantemente a ralhar e aparentemente ainda lhe deram uma palmada. E por incrivel que pareça, o antigo colégio não fez qualquer esforço para a miuda ficar e disseram á mãe que a miuda é que era dificil! A miuda é super sossegada, super calminha, um doce. Sempre foi. E até ao inicio deste ano, a educadora sempre disse maravilhas da miuda, agora de repente é um terror!?
 
Mas, a principal questão aqui é que esta despesa extra não estava no orçamento e está a fazer grande mossa.  Com ordenados em atraso, com casa e carro para pagar, o novo colégio que é muuuito mais caro, o mais velho a precisar de roupa para a nova estação, a alimentação, as despesas normais mensais, com tudo a aumentar e só com um ordenado a coisa não está nada fácil.
 
Para a mais pequena já dispensei a roupa da T. que não lhe servia e ficou mais orientada. E nós cá estamos para os ajudar no que mais precisarem e no que estiver ao nosso alcance. Mas, e o resto? A vida realmente dá muitas voltas. Desejo sinceramente que as coisas no trabalho dela se componham rápidamente, pois o ordenado dela faz muita falta. Mas, como isto está, a perspectiva não é a melhor.
 
:(

3 comentários:

  1. Pois é, está tudo habituado a viver à grande e à francesa à conta dos empréstimos... depois quando há assim um revés fica tudo aflito. :(

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia a vida está mesmo muito dificil. Nada é certo, se ficamos desempregados dificilmente se consegue arranjar emprego.

    Resta-nos privar de determinadas coisas para pudermos levar o barco a bom porto.

    bjinhos nossos

    ResponderEliminar
  3. Pois....habitua-se os filhos a algo que se calhar não se deve...eu andei, e a maior parte das pessoas em escolas públicas e será que nos fez mal? Será que quem andou em colégios, da nossa geração, não será mais mal formado? A educação não passa por dinheiro...não sou ninguém para condenar ou julgar, mas talvez esses pais tivessem averiguado sobre o que se passava, sei que é difcil fazer mudanças, ou se sei, o que a minha mais velha foi massacrada, mas uma queixa a superiores não iria mudar alguma coisa?Imagino que agora seja mais complicado gerir sentimentos ter um filho no privado e outro não, e se o mais velho tb diz que não se sente bem na escola?

    Que tudo corra bem para os teus amigos e para ti que os estás a ajudar.

    Tempos complicados que vivemos, temos que mudar mentalidades, ser-mos mais simples e dar-mos valor ao que a vida nos dá.

    ResponderEliminar