As Nossas Duas Princesas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O que eu faço em relação às birras

Sandra, dado que não encontrei o teu blog, deixo aqui o que já disse à Mamã da Princesa. E talvez poderá ajudar outras mamãs tambem.

No inicio das birras da T. comecei por lhe tentar dar colo (nunca quis!), dava-lhe a chucha, quando a usava, (atirava-a fora!). Falava com ela meigamente a explicar o porquê do não (continuava a gritar e a espernear no chão), ralhava com ela (mesmo resultado).

Ou seja nada resultava! Um dia, depois de tentar isto tudo mais uma vez e já a desesperar, resolvi ignorar a birra e começar a falar. E nesse dia o que lhe prendeu a atenção foi falar dos amiguinhos da creche.

E aqui não há receitas, é uma questão de tentativa e erro. E o que resulta uma vez nem sempre o dá resultado na próxima. A apartir daí, percebi que o que resultava era distraí-la com alguma coisa.

Por norma digo-lhe sempre no inicio “a mãe não gosta de birras. Não quero birras”. Depois ignoro a birra, finjo que não se passa nada e começo a falar, por ex, como foi o meu dia de trabalho – o que almocei, com que colegas falei,etc – se ela não se calar nos 1ºs minutos mudo de assunto, e vou mudando sucessivamente de assunto até descobrir um que lhe prende a atenção e a faz calar. E aqui é deixar a imaginação voar. As minhas variações vão desde contar uma história inventada no momento, falar sobre os colegas dela, sobre os filhos dos meus colegas, cantar uma musica tambem inventada e inspirada no momento, ver o gato da vizinha, sei lá. Depende muito da minha inspiração do momento.

O que eu considero importante é nunca ceder á birra e não dar qualquer importância à mesma – pelo menos é o que eu faço. Agir como se ela se estivesse a comportar bem. Eu sei o quanto é dificil às vezes, porque nós tambem estamos cansadas e não nos apetece ouvir choros e gritos e queremos acabar com aquilo o mais depressa possivel para termos sossego. E as birras da T. chegavam a durar 1 hora! E era-me muito dificil manter-me firme. Por várias vezes tinha vontade de ceder só para ela se calar. Mas depois pensava que para proxima iria ser pior e lá conseguia ganhar forças para me manter firme.

Actualmente já consigo evitar muitas birras e as piores já as consigo contornar em 15 a 20m, pois ela já se apercebeu que por mais que espernei eu não dou o braço a torcer. A pouco a pouco a coisa vai! :)

Resumindo, é uma luta dificil e morosa que requer muita paciência, muita firmeza, muita persistência e muita imaginação.

Sem comentários:

Enviar um comentário