As Nossas Duas Princesas

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sobras de frango = Empadão

No fim de semana fiz mais uma tentativa de frango assado no forno para o jantar, mas tive dois contratempos. O 1º foi logo de vespera. Só me lembrei de tirar o frango da arca já estava deitada! Então lá fui eu com um olho aberto e outro fechado tirar o frango e aproveitei para tirar tambem metade de uma galinha para fazer uma canja. No dia seguinte verifiquei que a galinha afinal eram 2 pernas de frango :p
Resolvi comprar uma canja e fazer tudo assado pois o que sobrasse levava para o meu almoço (eu levo sempre marmita, sai mais barato e como melhor).

O 2º contratempo foi que mais uma vez o frango não ficou lá muito saboroso. Tenho cá uma sina com o frango assado no forno! Já experimentei várias receitas e fica sempre sem gosto. Na brasa fica bom, mas no forno... Jesus não consigo acertar!

Conclusão, ainda sobrou mais frango do que estava á espera :(
Mas, como não se deita nada fora há que reinventar e ontem fiz este empadão inspirado no momento:

Empadão de frango

Batatas, Leite, margarina, noz moscada, ovo, frango (sobras), cogumelos frescos, cebola, alho, louro, tomate, vinho branco, sal e pimenta 5 bagas.

Coloquei as batatas ao lume e enquanto esperava desfiei o frango. Depois de cozidas, fiz o puré com o leite, margarina, noz moscada e ovo e reservei. De seguida, refoguei em azeite 1 cebola, 3 dentes de alho e uma folha de louro. Quando a cebola ficou translúcida juntei o tomate e deixei refogar mais um pouco. Retirei a folha de louro e passei o refogado com a varinha (assim não preciso me preocupar se fica tudo finamente picado lol). Depois juntei um pouco de vinho branco, os cogumelos, sal e a pimenta e deixei cozer os cogumelos. Quando cozidos, juntei o frango e envolvi bem. Num pirex, coloquei metade do puré, por cima o frango e depois o resto do puré. Pincelei com um ovo e levei ao forno a gratinar.

Ficou muito bom! E ainda trouxe o resto para o meu almoço. Assim, uma refeição que não correu lá muito bem, tornou-se noutra divinal (Esqueci-me de tirar foto :p)

2 comentários:

  1. não sou mto fã de frango, só gosto do peito :o ....mas qd compro daqueles já assados compro a mais para fazer empadão mas de arroz, o pessoal lambuza-se todo, e além de económia é tb uma refeição prática.

    nunca fiz frango no forno :o ...parece fácil, mas deve de ter o seu "quê da questão".

    ResponderEliminar
  2. Tenho de experimentar fazer esse empadão de frango. Nunca fiz! Quanto ao frango assado, eu cá tempero o bicho na noite anterior, deixo ficar em vinho branco, sal, limão, pimenta, louro e alho e vaqueiro.... no dia seguinte não faço nada mais a não sei coloca-lo no forno e assa-lo! Fica bem saboroso desta forma ! Dizem.... porque eu nah gosto de frango !

    ResponderEliminar