As Nossas Duas Princesas

domingo, 31 de janeiro de 2010

Ai como eu precisava...


Passos simples para fazer as pazes com a sua balança, com a ajuda de um endocrinologista
Imagine o que seria vestir um casaco com cinco bolsos e colocar, em cada um deles, um quilo de areia. Não parece uma ideia nada confortável pois não? Pois é exactamente assim que o organismo se sente quando a balança acusa uns quilos extra.
Em termos de saúde, essa diferença começa a fazer-se sentir na tensão arterial, no abrandamento do ritmo cardíaco ou na resposta das articulações. Mas é na mente que se sente mais depressa o seu impacto.
Aqueles jeans do ano passado já não ficam bem e a imagem que vê ao espelho não corresponde à que tem de si própria. Conclusão: é preciso fazer alguma coisa!

A não dieta
São só cinco quilos por isso uma dieta intensa resolve já o problema. Adivinhámos o seu pensamento? Então fique a saber que está no mau caminho. Se deseja apagar peso de forma saudável, tome nota: apenas deverá perder «entre 250 g e meio quilo por semana. Mais do que isso «é excessivo», defende José Luís Medina, endocrinologista.

E a boa notícia é que não terá de sofrer. Basta optar por alternativas alimentares mais saudáveis. Assim, prefira pratos cozidos, grelhados ou cozinhados com pouca gordura. Mantenha o equilíbrio entre a carne e o peixe, evite a carne gorda e retire toda a gordura visível que esta tiver.
Use e abuse dos legumes e saladas e limite o menu de sobremesas à fruta. Os hidratos de carbono são para consumir com moderação e incluir sempre no prato, e nem o pão tem de ser excluído, exemplifica o especialista: «Pode comer um pão bem cozido de manhã e ao lanche», assegura.

A sopa é a sua aliada. «É essencial pela riqueza em minerais e fibras. Além disso, permite que se coma menos do prato principal. Evite dispensar a sopa pois acelera o esvaziamento gástrico e o objectivo é que, no estômago, ocupe o espaço que seria preenchido por outros alimentos», explica.

E as bolachas?Agora que já viu como deverá ser a refeição, resta saber como enfrentará os momentos difíceis. Tendo em conta que o menu diário já inclui seis refeições, isso não deve suceder. Mas, se o improvável acontecer, há uma solução: água.

Neste ponto José Luís Medina é peremptório: «Se, para além das três refeições intermédias, a pessoa sentir fome deve beber água. Há reflexos transmitidos pela dilatação das paredes do estômago que iludem o cérebro e dão a sensação de saciedade», sublinha.
«O exercício físico, como uma caminhada de meia hora, não deve ficar de parte, devido ao «binómio entre o que se come e o que se gasta», acrescenta ainda.
E sabe porque afirmámos que esta era uma não dieta? Porque é a alimentação saudável que deve seguir desde já, pois em questões de peso não importa apenas perder peso, mas mantê-lo.

MENU PARA UM DIA
Pequeno-almoçoPão pequeno (bem cozido) + compota sem açúcar ou uma fatia de queijo magro ou de fiambre de peruLeite com café
Meio da manhã1 peça de fruta ou um iogurte magro
AlmoçoSopa de legumesCarne/peixe (no máximo 125 g)1 porção de arroz, batata, massa ou feijãoLegumes cozidos ou salada1 peça de fruta
LancheIdêntico ao pequeno-almoço ou iogurte e peça de fruta

JantarSopa de legumesCarne/peixe (no máximo 125 g)*1 porção de arroz, batata, massa ou feijãoLegumes cozidos ou salada1 peça de fruta
Ceia1 copo de leite ou um iogurte magro
* Em alternativa pode optar por dois ovos em omolete

Texto: Manuela Vasconcelos com José Luís Medina (endocrinologista)
In Sapo Saude
Vamos ver se é desta! Eu não sou muito fã de sopas nem de fruta
:(
Eu sou mais de massas, arroz, feijão, cozido á portuguesa, feijoada e afins. E depois quero milagres, lol. Mas, agora vou tentar seguir o que aqui diz. E para aqueles momentos de gulosice vou apostar na água.
Eu sei que são só 5 a 6 kg que quero perder. Mas até engravidar, independentemente do que eu comesse não passava dos 57 kg. Depois das gravidezes engordei 3 kg depois de cada uma. Não é muito, e eu até nem me chateava por aí alem se os ditos kgs a mais se tivessem distribuidos harmoniosamente por todo o corpo (ou então no peito, lol). Mas, não!!! Foram-se instalar todinhos na barriga. O que para quem já tem um peito pequeno, como eu, com estes kgs a mais na barriga desaparecem totalmente :(
Alem disso, já não tenho 20 anos e ninguem me garante que "amanhã", em vez de 5 kg, não são 10. O que será muito mais dificil de perder. Por isso mais vale prevenir que remediar.
Fruta e sopa, aqui vou eu!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário