As Nossas Duas Princesas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Eu sei que não devia ter feito...

Mas fiz.

Até tenho vergonha de o dizer.

Ok, então aqui vai.

Voltei a dar a chucha à T. Eu sei, eu sei que estou a regredir, mas passo a explicar.

Como já vos tinha dito, a T. magoou a boca e como não conseguia ter a chucha na boca, durante alguns dias ela nem a pedia. Mas quando ficou boa, começou a pedir, mas eu dizia-lhe que não lha dava porque fazia doi doi na boca e ela ficava-se. Isto, na esperança que ela se esquecesse de vez.

Mas, o que eu comecei a verificar foi que ela começou a pôr a mão na boca, isto com o objectivo de chuchar, mas como nunca tinha chuchado no dedo, não sabia como o fazer, por isso colocava os 4 dedos na boca. LOL Eu ralhava com ela, dizia que as mãos estavam sujas, que tinham micróbios que faziam mal à barriguinha a ver se ela perdia a mania.

Mas não!!! A pouco e pouco, ela deixou de pôr os 4 dedos na boca e começou a pôr só o indicador. Ainda estava no dedo errado, mas estava a evoluir. Para meu azar, à pouco tempo foram lá a casa as primas, onde a R. que tem a idade dela, chucha no dedo, e por diversas vezes apanhei a T. a observar a R. quando ela estava a chuchar no dedo – devia estar a tentar perceber como a coisa funcionava. O facto é que ela passou para o polegar, apesar de o pôr na boca ao contrário lol. E eu comecei a pensar “isto vai ser uma questão de dias até ela percebe como chuchar no dedo, estou feita” Por isso resolvi voltar à chucha. Ela ficou tão contente, tadinha, só me dizia “mãe, já não doi, já não doi”.

Isto porquê? É que o dedo está sempre ali, não o pode deitar fora. E eu conheço um caso de um miudo que tem agora 10 anos e ainda chucha no dedo. Sim, 10 anos!!! Agora teve que pôr um aparelho na boca para o ajudar a deixar o vicio e depois vai ter de arranjar os dentes. E eu não quero isto. Ok, isto pode não ser muito frequente, mas acho deve ser mais dificil deixar o dedo do que a chucha, porque o dedo está sempre ali, disponivel. E com chucha, eu vou começar a fazer-lhe a “lavagem cerebral” para a deitar fora, como fiz com a irmã. E resultou. A M. deitou-a fora e como foi ela que decidiu não a voltou a pedir, e nunca pôs a chucha da irmã na boca e nem o dedo.

E pronto, está dito e está justificado. Posso não ter feito bem, admito. Eu própria ainda não me sinto bem com decisão. Seja como fôr, está feito!

3 comentários:

  1. o que é feito por amor aos filhos não deve de ser condenado.

    por aqui não sei qual afunção desse objecto, as miúdas nunca gsotaram de chucha, gostavam era da maminha ( foi até aos 3 anos,e foi tão bom, e nunca me senti culpada apesar de me condenarem, mas era assim que me sentia bem...e voltava a fazer)

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo... antes a chucha que o dedo, pois esse está ali sempre!
    Como tal não acho que tenhas feito mal... até porque aqui em casa a M. está quase com 3 anos e cada vez mais viciada na chucha, nem sei como vou fazer...

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Não tens que ter vergonha daquilo que fazes pelo melhor em relação às tuas filhas, realmente é melhor a chucha do que o dedo, mais cedo ou mais tarde ela larga-a.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar