As Nossas Duas Princesas

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Uma opinião - Digam de vossa justiça

Se vocês tivessem uma pessoa de familia, que não veêm durante praticamente todo o ano, apenas nas festas dos miudos (e mesmo assim nem sempre) e quando essa pessoa vai a vossa casa passa o tempo a coscuvilhar e a criticar tudo, chegando ao ponto de ir á parte reservada da casa sem ser convidada só para cuscar (mais em concreto os quartos) vocês continuavam a convidá-la? Para "ajudar á festa" o filho dela, que tem 8 anos de idade, é um terrorista e os pais não estão nem aí.
Vou especificar a situação: a pessoa em causa é minha prima, a situação (mais recente) festa de aniversário da M.:
1º Não respondeu ao convite. Ou seja até ela chegar não sabia se vinha ou não.
2º Apareceu às 20h – a festa estava marcada para as 16h
3º Confrontada com a questão de não ter dito nada, respondeu "se não disse nada é porque vinha, está claro" Desculpa!?
4º Depois dos cumprimentos da praxe, passou o resto do tempo aos cochichos com uma outra prima minha
Se fosse só isto, ainda poderia relevar, mas há mais! O filho dela é um terror, só está bem a gritar, a dizer a asneiras, a dar pontapés e aos pulos. Para terem uma ideia o N. foi-lhe dar um beijo e ele deu-lhe um pontapé, que lhe ia acertando na cara. Isto á frente do pai que não disse absolutamente nada!!!! O miudo tem 8 anos, quere-se dizer, já não é propriamente uma criancinha pequena. E este é apenas um exemplo de muitas mais coisas que faz em frente dos pais, sem que eles abram a boca. Em certas situações tenho de ser eu a intervir, porque não quero as minhas coisas estragadas ou por ter receio que magoe alguem.
Como isto acontece sempre que eles aparecem, as outras pessoas já sabem o que a casa gasta e como têm crianças com idades até aos 5 anos, com receio que ele lhes faça mal, foram embora. Ou seja, em meia hora os restantes convidados puff, eclipsaram-se, mesmo quem não tinha crianças. Coincidência!? Não me parece!
Ah, mas há mais! A certa altura a M. pergunta-me "Mãe, quando é que o G. se vai embora?" e á noite quando lhe perguntei se gostou da festa, disse que sim, até aparecer o G. que lhe estragou o resto da festa. É triste!
Ora se chegou ao ponto em que as minhas proprias filhas estão inibidas e contrangidas na sua própria casa, eu não posso voltar a convidar tal pessoa só porque é da familia certo?
A minha mãe fica um pouco triste por tudo isto, e "porque não tarda nada não nos damos com a familia dela, a gente já mal se vê, etc, etc". É pá, eu tambem tenho pena, gostava que nos dessemos melhor, mas temos filosofias de vida diferentes e incompativéis. Ela prefere educar o filho assim, está no direito dela, mas eu tambem tenho o direito de salvaguardar o bem estar das minhas filhas. Na verdade, o miudo é o mais inocente, porque é a educação que lhe dão. E para mim, que até nem sou psicologa nem nada dessas coisas, mas este comportamento é uma chamada de atenção, de uma necessidade de regras e limites que não lhe é dado.
Enfim, digam da vossa justiça, a festa da T. está aproximar-se, se fosse convosco, voltam a convida-la só porque é da familia?

4 comentários:

  1. é uma situação complicada, sabes acho que cada vez mais estamos a afstarmo nos das pessoas, falo pela minha vida e pelo que sinto.

    no meu caso tanto eu como o meu marido temos uma familia envelhecida ou seja primos da nossa idade só em 2 grau daí quase não convivermos o que até acho natural, os primos em 1º grau são dos 50 anos para cima (eu tenho 35 e o marido 33)daí tb o convivio não ser mto assiduo, o marido é filho único, eu tenho 1 irmão divorciado e sobrinho, só tenho mãe e sogra, enfim por um lado acho bom pelo menos não tenho muitas confusões mas por outro que gosto da união sinto falta dos momentos que vivi na infancia rodeada de famila ( mtos já faleceram), por isso acho que se estivesse na tua situação talvez falasse com essa prima e diria lhe tudo o que penssa se, se ela levasse a mal era ela que quebrava o convivio.

    mas que deve de ser complicado deve, ainda pra mais qd se trata de crianças, é complicado falar sobre educação pois cada famila age de acordo como acha certo, e mais complicado qd atinge as nossas crianças.

    espero que consigas resolver essa situação da melhor maneira.

    ResponderEliminar
  2. Eu sinceramente não os convidava mais, ou então tens uma conversa com ela e dizer-lhe que assim não pode ser.

    Nem sei, é sempre uma situação complicada!

    Bjocas

    ResponderEliminar
  3. Hum ... pois.

    Situação delicada. Familia :S


    Se não convidares, vai resultar amuo e afastamento ...

    Se convidares, vais arreliar-te ... e a tua pequenina desgostar da festa.





    Eu já tive um caso parecido, mas não era familia e deixei de convidar. Ora, se não me agradava o que via nem o que faziam ... Nada como pôr um ponto final na questão.

    No teu caso, não é tão simples assim, pois são familia.


    Na minha opinião conversa com os teus pais, marido e filhas. Tomem a decisão em conjunto.

    Um grande beijinho amiga
    Boa semana p vós
    e que encontrem a melhor solução para a situação ;0)

    ResponderEliminar
  4. Bom aqui a questão nao é so o filho mas tb os pais certo?
    Gostas muito da tua prima? É que tudo depende da relação que tens com ela...eu tenho primos que não lhes ligo nenhuma, mesmo nem os convidei para o baptizado dos meus filhos.....


    Bjs

    ResponderEliminar