As Nossas Duas Princesas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

A pedido da miss Worm :)

Aqui fica a minha 1ª receita retirada do livro “Feito em Casa” da Joana Roque.

Bacalhau Rápido

Ingredientes para 4 pessoas:
200gr de batata palha
400gr de migas de bacalhau  (usei congelado)
1 cenoura grande
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
pimenta
200ml de molho bechámel (podem usar de pacote)
pão ralado

Preparação:
De véspera coloque as migas de bacalhau de molho. Quando estivem devidamente demolhadas escorra-as o melhor possível.
Leve um tacho ao lume com azeite e refogue a cebola cortada em rodelas finas, o dente de alho picado e o louro. Junte depois o bacalhau já demolhado e deixe estufar. Adicione depois a cenoura ralada e tempere tudo comum pouco de pimenta.
Assim que este preparado estiver cozinhado, junte a batata palha e mexa bem de modo a que a batata embeba o líquido que entretanto se formou e se tornem macias.
Adicione metade do bechamel e transfira a mistura para um prato de ir ao forno e à mesa.
Cubra com o restante bechamel e polvilhe com pão ralado.
Leve a forno quente apenas para gratinar, e sirva com uma salada verde!

  
Notas:
- Ficou bom. Nada de extraordinário é certo, mas é muito prático e fácil de fazer e para variar serve.
- Perfeito para fazer de vespera. Foi o que fiz, pois hoje tinha ginástica e como o tempo ia ser escasso, preparei tudo ontem, excepto a parte do bechamel (não gosto de pôr o bechamel ou as natas de véspera). Coloquei na travessa e depois de frio tapei com papel de aluminio e levei ao frigorifico. Hoje, quando cheguei da ginástica, juntei metade do bechamel envolvi bem e deitei o restante por cima. Não pus pão ralado porque não tinha e era para colocar queijo ralado, mas esqueci-me, dah!  Levei ao forno e fui tomar banho. Como o bacalhau estava frio pude tomar banho descansada e ainda tive tempo de fazer a salada e pôr a mesa. Pouco depois das 20h estavamos a jantar.
- Tambem é optimo para aquelas visitas que aparecem á tarde e não sabemos se vão ficar para jantar (não sei se vos acontece, mas a mim de vez em quando tenho estas visistas :p). Assim, em vez de ir comprar uns frangos, rapidamente se faz este bacalhau e fazemos um brilharete :)

2 comentários:

  1. Que aspecto delicioso :)
    Ainda por cima estou cheia de fomeca :)
    Ás xs também temos dessas visitas cá em casa ( resolvemos as coisas com as costelinhas) mas pelo que vejo e juntando a isto a Bimby....acho que tens razão : bacalhau será!!
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso! Amei a receita. Por acaso tenho todos os ingredientes em casa, mas não queria fazer de novo bacalhau à Brás. Tenho que experimentar fazer. :)

    ResponderEliminar