As Nossas Duas Princesas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Afinal a rosa tem espinhos :(

Quando achamos que tudo está a correr muito bem, descobrimos que não é bem assim. Ou seja, a M. adora ir á escola, as aulas, as professoras e de aprender, mas em relação às amizades a coisa parece que está mais difícil. Ontem fiquei com o coração do tamanho de uma ervilha.
Ela costuma brincar com a I. que foi uma das poucas meninas que a aceitou logo de início. Até à data tinha a sensação que, de um modo geral, as brincadeiras corriam bem. Mas ontem a M. ficou triste porque a I. chamou-lhe mariquinhas porque a M. teve medo de trepar o escorrega muito depressa. Eu disse-lhe que ela fez bem, porque se não se sentia confiante devia fazê-lo com calma para não cair e se magoar.

Aí ela disse-me que às vezes a I. gosta de gozar com ela, e que lhe pede para fazer o pino e a roda, quando sabe que ela faz mal, só para poder gozar com ela depois. E se a M. se recusa a fazer ela diz-lhe que assim já não brinca com ela e a M. acaba por fazê-lo apesar de ficar triste com estas atitudes da amiga.

Eu disse-lhe para brincar também com outras meninas, mas ela diz que as outras não querem brincar com ela, diz que todos já se conhecem da pré e que se ela tivesse estado na pré isso não acontecia. (A M. não fez a pré naquela escola, porque, pensava eu que, não havia ATL (BURRA!!!). Agora está a acontecer o que eu temia – a maioria dos miúdos já se conhece e acabam por não a deixar entrar nos grupinhos e afastam-na um pouco.) Eu disse-lhe então para brincar sozinha quando isso acontece, mas ela diz que não gosta, que assim não se diverte e que quer brincar com a amiga.

Eu sei que isto faz parte e que terá de ser ela a resolver isto, mas também não gosto de a ver triste ou que se sinta humilhada. Para já, a minha forma de a ajudar foi dar-lhe muitos mimos e dizer-lhe que ela não deve fazer coisas que não gosta só para agradar as amigas. Tentei perceber também se a M. não provoca alguma situação menos agradável.

Para já, não é nada que lhe tire o gosto de ir para a escola, mas tenho receio que se continuar e se agravar ela poderá começar a não querer ir. Não sei mais o que posso fazer para ajudar a minha pequena a ultrapassar esta situação. Alguém já passou por isto? Como ultrapassaram?

6 comentários:

  1. conheço em parte o que estás a passar, por aqui a mais nova fez pré numa escola a onde já tinha os seus amigos, no 1º ano foi transferida para utra escola do agrupamento, reclamei e disseram que a 1ª escola não tnha vaga e que dentro da lei podem trasferir as crianças para outra escola desde que seja do mesmo agrupamento.

    a P8 inicou o 1º ano sem conhecer ninguém, foi a única transferida da sala dela da pré, ficou numa turma de 20 rapazes e 5 meninas ( a contar om ela) a profe faltava mto e eles eam distribuidos por salas, resultado, esse 1ºano não chgou a existir, deixei de levar a P á escola até que no inicio do 3º periodo veio uma rofe substitur a 1ª visto que esta estava com cancro.

    eta 2ª profe apesar de nova era mto empenhada para uma turma sem regras em sala de aula e sem saberem nada, a P diz que as aulas eram aos gritos mas gostava mto da profe e ficava com ela nos recreios ( a P não gosta de confusões, afasta-se delas daí preferir não estar com os colegas).

    qd termiou o ano pedi trasferencia para uma outra escola fora daquele agrupamento, tinha vaga na turma o 1ª e 2ª ano, recusei pq achei que para ela que não sabia quase nada iria baralhar.....e ainda bem que o fiz.

    Desde o 2º ano que está com uma profe ESPETACULAR, no ano passado ainda ouve atritos em sala de aula, a P tb preferia a profe aos colegas, apesar de todos gostarem mto delas, ainda chorava qd a deixava na escola, mas a sua coiança foi aumentando.

    Este ano começou mto bem, vai decdida para a escola, tem 2 amigas ( de anos anteriores mas só agoase estão a unir)tb vezes há desses atritos que referes e eu pouca importancia dou a enender á P, quero qu se tone mais fote e independente, por vezes vou vê-la ao recreio e como os outros meninos vem tem comigo incentivo a amizade e lá ficam felizes a brincar.

    A P8 está a ter como referencia estas 2 meninas, anda vaidosa,mais confiante,.... a crescer. E eu adoro a escola, mto humana, assim como a profe, por isso há que nao stressas e acreditar que vai passar, que tudo serve para nos fortalecer ainda mais, vais ver que não tarda a tua menina utrapassa esta situação da melhor maneira.

    ResponderEliminar
  2. aiiii os meus relatos enormes, desculpa a falta de letras, estou com o Magalhães :o

    ResponderEliminar
  3. Acredito que seja só agora por ser o início. Mas para a ajudares, pesquisa na Internet, certamente que encontrarás alguma coisa sobre quem tenha passado pelo mesmo problema.

    Eu acredito que com o tempo a vão aceitar. Quanto à «suposta» amiga da tua filha, é um pouco mazinha. Quase dá vontade de dizer para a tua menina lhe pedir para ela fazer algo que ela não saiba, para a outra aprender que também pode ser gozada (não ligues a esta última parte, foi só um desabafo).

    Por enquanto, dá-lhe todo o carinho. É só uma fase!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Acredita que é só uma fase. Há de facto miúdos maus e tenho também algumas histórias passadas com o meu filho mais velho. Neste momento tens que a acompanhar e transmitir-lhe muita confiança. É muito importante que ela se sinta à vontade para contar tudo o que se passa na escola dela. Sempre que puderes vai vigiando e tenta ver o comportamento dela na escola. Bj

    ResponderEliminar
  5. olha eu acho que deves antes de mais falar com a professora, para ela ficar atenta e integrar melhor a tua filha...

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Compreendo perfeitamente o que se passa com tua filha vivi uma experiência mto idêntica na infância/ adolescência. Uma suposta "amiga" fazia-me a mesma coisa tivemos discussões ela vinha pedir desculpas eu acabava por a desculpar, até que ela fez uma acabei abrir os olhos cortei de vez com ela.
    logo vês que a professora te vai dizer no final do periodo, mantem o dialogo com a sua filha.
    bjos

    ResponderEliminar