As Nossas Duas Princesas

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Será apenas uma fase?

Não sei o que hei-de fazer, se ignore, se fale com ela, se sei lá...

Ultimamente a M. tem a seguinte brincadeira: ou eu morri, ou o pai morreu, ou ambos morremos. Ás vezes é com a irmã e outras vezes são os filhos dela (bonecos) que morreram.

Quase todos os dias ela tem esta brincadeira. Não sei o que fazer! Será que é apenas uma fase ou terá algum significado importante que deveria descodificar? Deverei ignorar, e passará normalmente, ou deverei agir? E como agir? Tenho receio de dar enfâse a mais á coisa e ter o efeito contrário.

Tambem não percebo de onde surgiu isto. Ninguem faleceu recentemente na familia, nos desenhos animados, como dizem os avós, não me parece, porque por norma vê o canal panda como sempre viu, ou então filmes da barbie, do ruca, ou da kitty.

A minha unica hipotese é ter visto ou ouvido alguma coisa na creche. Mas tambem não posso questionar porque a creche está fechada até à próxima semana.

Por enquanto tenho ignorado na esperança que passe. Mas faz impressão ouvi-la dizer aquelas coisas!

Já alguem passou por o mesmo? Agradecia sugestões

4 comentários:

  1. Realmente deve de ser desagradável, desculpa não poder ajudar...

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá amiga
    Coisa chata, sem dúvida, nem sei bem o que te dizer... talvez isso se deva a alguma conversa que ela tenha ouvido... ou quem sabe alguma noticía na tv. Espera um pouco para ver se passa e tenta não dar muita importância às conversas (se bem que não é fácil!)
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. por aqui eu e o meu irmão temos ano e meio de diferença e qd tinha mos mais ou menos eu 7 e ele 8 anos tinha mos essa brincadeira os dois ( era mos mto unidos e partilhavamos o mesmo quarto, brincava mos mto junto tanto em casa como na rua, naquela altura passavamos horas perdidas na rua com as outras crianças).

    a nossa brincadeira era alegre e cheia de risos, não sei se é assim que atua menina brinca convosco, mas aqui era do tipo "olha vou morrer" e faziamos acara mais parva e quem ficava "vivo" tinha que ressuscitar o outro sem lhe tocar ou seja tinha que lhe fazer rir com palavras, havia aquela " estás com cara de cú á paisana" era russuscitar na hora com tanto riso.

    no fim era uma brincadeira mto alegre......mas


    na casa ao lado vivia a minha avó que sempre teve mt medo da morte e era mto protectora, uma protecção exagerada, não sei se foi desse convivio mas eu tenho pânico da morte se pensar mto nela fco com ataques de pãnico.

    não dez mta importância e leva abrincadeira só na brincadeira talvez ela se esqueça, como eu esqueci. Agora tb tens que estar atenta pois ela pode pensar que ao morrer mos podemos sempre voltar a viver, tenta ficar atenta mas nada de stress e não fales mto no assunto só se ela abordar.

    espero ter ajudado com aminha opinião ;D

    ResponderEliminar
  4. Olha miga o meu filho já falou sobre o asunto,como seria se eu e o pai morrese-mos e por ai fora,mas foi só uma fase depois passou e nunca mais falou no asunto,pode ser que contigo se passe o mesmo,na minha modesta openião eu não falava mais no asunto para ver se ele tirava dai a ideia...Bjs grandes boa semana

    ResponderEliminar