As Nossas Duas Princesas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Havia necessidade? Não, pois não!

Ontem, depois do jantar disse à M. para ir treinar o violino (tocar 3 vezes a musica) enquanto eu arrumava a cozinha. Mas, ela queria ir para cima com o pai ver os bonecos. 

Eu: Tocas e depois vais. Isso nem leva 5m.
M: É, é? Tu não queres é que eu veja os bonecos!

Ontem estava para me desafiar. Então esteve meia hora a fazer barulho, literalmente, com o violino e não tocou uma unica vez como deve ser. Ao fim desse tempo disse-lhe:

Eu: Não sais daqui enquanto não tocares. O tempo que vai levar só depende de ti!
M: Quero tocar lá em cima para o pai. (Mais desafio)
Eu: Se tocares lá em cima, tocas 10x e eu vou estar lá a ouvir.
M: Não! Tu ficas aqui.
Eu: Não, não, que eu já sei como é o teu pai. E se não tocares como deve ser ficas de castigo.

E lá fomos, eu já me a passar e ela de trombas. Mais meia hora de barulho. Passado esse tempo, ela começou a arrumar o violino e disse que tinha acabado. Passei-me! Peguei nela e castigo! Chorou, esperneou e por fim acalmou. Pediu desculpa e foi tocar o violino as 10x – vá foram 8 que eu fiquei com pena dela e tambem comecei a sentir a consciência pesada. Quando acabou guardou o violino e sentamo-nos para conversar:

Eu: Sabes, quanto tempo levaste a tocar?
M: Não.
Eu: 10m (na verdade nem chegou). Sabes á quanto tempo andamos nesta guerra? Mais de 60m! Se tivesses feito logo como a mãe te disse, tinhas tido tempo de tocar, ver os bonecos, de brincar e ouvir a história. Agora já não há tempo para nada. Já passou muito tempo da tua hora de deitar. Já viste que o pouco tempo que temos á noite para estarmos juntas, brincarmos e conversarmos, foi desperdiçado com isto. Valeu a pena isto tudo? Havia necessidade disto?
M: Não. (com voz triste e cabeça baixa)

E pronto, depois dei-lhe colo, mimo, falámos mais um pouco e ainda lhes li uma mini história. E hoje... Hoje ainda me estou a sentir um pouco mal com tudo isto, porque fico sempre na duvida de exagerei ou se fiz o correcto. Enfim! Estou desejosa de chegar a casa para mimá-las e aninhar-me com elas, para a sessão de cinema em casa, com direito a pipocas e tudo. Vamos ver o Peter Pan! 

3 comentários:

  1. acho que fizeste bem, não se pode baixar a guarda porque as crianças percebem tudo e usam-no contra nós.
    a conversa no final fê-la compreender e aceitar, e de futuro agirá doutra forma.

    bjinhos*

    ResponderEliminar
  2. como te compreendo, fizeste muito bem não facilites eles gostam de puxar a corda!
    bjos

    ResponderEliminar
  3. Sei do que falas e o que sentes!
    Eu por vezes também tenho medo de ser dura demais com a M e de não ceder e de ela acabar por fazer birra e chorar, e fico com o coração doido e na duvida, mas estou a tentar fazer o melhor que sei, pois para a maternidade não me deram nenhum "calhamaço" para ler e aprender!
    Sigo o meu coração, definimos as nossas regras e tento não vacilar... mas ás vezes não é facil!

    Sei o que sentes!
    Mas logo á mais miminhos para compensar (sem ela perceber que é para compensar)...

    Ser mãe é uma tarefa ardua!

    Bjinhos grandes e bom fim de semana

    ResponderEliminar